Diocese de Uruaçu participa de momento formativo e de avaliação da caminhada pastoral do Regional Centro-Oeste da CNBB

No dia 15 de novembro, o Regional Centro-Oeste da CNBB promoveu um dia de formação sobre direção espiritual para bispos, reitores, formadores, diretores espirituais de seminários e coordenadores de pastorais, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF), em Goiânia. O tema “O valor da direção espiritual na formação dos seminaristas e no trabalho com os sacerdotes na Pastoral Presbiteral” foi ministrado pelo padre Otávio Vaz, diretor espiritual do Seminário de Teologia da Arquidiocese de Curitiba (PR).

A Diocese de Uruaçu foi representada na formação, pelo padre José Francisco Rodrigues, pároco da Paróquia Sant’Ana de Uruaçu e vigário geral da Diocese; pelo padre Francisco Agamenilton, coordenador diocesano de pastoral; e pelo padre Raynner Leonardo, vigário da Paróquia Nossa Senhora d’Abadia, em Niquelândia e professor no Seminário Propedêutico São José. “O momento da formação sobre direção espiritual foi muito interessante em dois aspectos: primeiro, pelo próprio testemunho do padre Otávio Vaz, que nos trouxe bastante aprendizado e motivação; segundo, porque foi bem marcante o incentivo dele em mostrar como é importante a direção espiritual, ou seja, daquele dia inteiro ficou muito claro para mim o valor da direção espiritual na vida cristã e mais ainda no processo de formação presbiteral e para o ministério do padre”, comentou padre Agamenilton.

Participaram da avaliação anual da caminhada pastoral do Regional Centro-Oeste, no dia 16 de novembro, além dos padres citados, o padre Elias Silva, coordenador regional da Pastoral Vocacional; e o padre Gilson Jardene, coordenador regional da Pastoral Juvenil. Padre Agamenilton também fez suas considerações sobre esse segundo momento. “Destaco como positivo porque tivemos maior envolvimento das dioceses, pastorais e organismos pelo número de respostas que chegaram à equipe de avaliação permanente. Isso demonstra mais envolvimento dos vários organismos do regional. Outro aspecto é que a avaliação serve para a gente constatar a situação e tomar providências, iniciativas para avançar naquilo que precisa ser corrigido. Um aspecto que apareceu foi o convite forte à unidade, à pastoral de conjunto. Isso é muito importante”, comentou padre Agamenilton.

Padre Raynner Leonardo também comentou a avaliação de pastoral do regional. “Foi um momento de olharmos para a realidade pastoral da Igreja do nosso regional e vermos que precisamos continuar caminhando repletos de esperança e de redobrado esforço a partir de cada Igreja particular, sobretudo da nossa Diocese de Uruaçu neste processo de discipulado e missionariedade”, declarou.

Setor de Comunicação Diocesano