Notícias da diocese › 20/06/2018

Acólitos e cerimoniários participam de Retiro na Forania São Paulo Apóstolo

118 jovens da Forania São Paulo participaram do Retiro de Acólitos e Cerimoniários que aconteceu no dia 17 de junho, na Paróquia Nossa Senhora da Abadia, em Niquelândia (GO). O encontro responde a duas urgências do Plano Diocesano de Pastoral (PDP), que é “favorecer aos fiéis leigos e leigas um conhecimento mais profundo da liturgia, a fim de que eles participem ativa e conscientemente da mesma” (nº 129). A outra é a “criar e fomentar grupos e reflexão bíblica nas paróquias, priorizando a prática da Leitura Orante” (nº 142).

O retiro foi conduzido pelo diácono Raynner Leonardo e pela coordenadora da dimensão litúrgica da Forania, Deuzaneth Tauchen. Durante o evento houve a oração das laudes, palestras, e meditação do tema “Amar e servir – eis a minha vocação”. O diácono Raynner conduziu a leitura orante da Bíblia (Lectio Divina). Sob o lema “Servir ao Senhor com todo o teu coração” (Js-22.5). Em seguida houve a oração do Santo Terço.

Fizeram parte ainda da programação um momento de testemunhos, uma apresentação teatral sobre a vida de São Tarcísio e a Adoração ao Santissímo Sacramento, encerrando às 16h, com celebração Eucarística presidida pelo padre Carlos Vicente.

“Rezar juntos para que toda a Igreja reconheça a urgência da formação ao discernimento espiritual no plano pessoal e comunitário” é o pedido do papa.