Seja bem-vindo(a) ao nosso novo portal! Ajude-nos a deixá-lo ainda melhor enviando a sua opinião. Clique aqui.
Notícias da diocese › 30/11/2017

Apresentação dos TCCs do Curso de Licenciatura em Filosofia

Apresentação TCCs do Curso de Licenciatura em Filosofia

Com a apresentação dos TCCs, os discentes terminam seu itinerário na licenciatura plena em Filosofia.

Se se pensa no delicado papel que a filosofia desempenha na formação da consciência, na animação das culturas e, por conseguinte, na inspiração de leis que regulam a vida social e civil, posso dizer que o Curso de Filosofia foi capaz de cumprir este papel e ainda será por longos anos, ela, não tem somente um papel, mas, uma tarefa. Nesta tarefa, mesmo na autonomia do seu Estatuto epistemológico, ela só pode haurir vantagem da companhia da fé, que lhe indica sendas a percorrer para alcançar píncaros ainda mais elevados.

Como escreve João Paulo II: «Todo o homem é, de certa forma, um filósofo e possui as suas próprias concepções filosóficas, pelas quais orienta a sua vida. De diversos modos, consegue formar uma visão global e uma resposta sobre o sentido da própria existência: e à luz disso interpreta a própria vida pessoal e regula o seu comportamento » (Fides et ratio, 30).

Os discentes com os estudos filosóficos materializados nas pesquisas contribuirão para o progresso da história da humanidade. Eles que dedicam tanto a construção da pessoa humana viram o quão importante é saber que esta pessoa tem um rosto, possui uma responsabilidade e na maior tensão que vive o homem em seu esse religioso foram capazes de fazer a fé e a razão dialogarem em grande estilo.

Temos uma convicção de que estes trabalhos de conclusão de curso não só abriram os olhos de quem leram ou lerão suas pesquisas, mas, farão acontecer nos leitores uma mudança de ser, que somete a filosofia pode nos dar. Assim, afirmo categoricamente: não podemos viver sem a filosofia, pois, como dizia Descartes: “viver sem filosofia é ter os olhos fechados a realidade”  

Confira fotos:

 

Pe. Rogério Alves Gomes

Diretor Acadêmico do Seminário São José


Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.