Seja bem-vindo(a) ao nosso novo portal! Ajude-nos a deixá-lo ainda melhor enviando a sua opinião. Clique aqui.
Notícias › 28/09/2018

Comire contribui com a construção do Programa Missionário Nacional

Missionários de oito dioceses do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal) reunidos na Assembleia Anual do Comire (Conselho Missionário Regional), aprofundaram reflexão sobre a dimensão missionária, a partir dos documentos da Igreja. A Igreja no Brasil articula a construção do Programa Missionário Nacional e, o regional já começou a traçar sua contribuição ao projeto. O evento aconteceu na sede diocesana de Ipameri (GO), nos dias 14 a 16 de setembro.

Segundo a coordenadora do Comire, Luciana Lopes, em março deste ano foi apresentada a necessidade da construção do projeto e chegou-se à conclusão de que para concretizá-lo seria fundamental a participação de todos os regionais do país. “Coletar dados e informações a partir das realidades de cada regional é importante no processo e, nesta assembleia, os missionários trouxeram experiências e dados da igreja local, da regionalidade para colaborar na construção do programa”, afirmou.

Em 2019, na Assembleia do Conselho Missionário Nacional (Comina), as contribuições de todos os regionais deverão ser apresentadas. “O programa deve ter o rosto dos regionais, por isso essa Assembleia do Comire é um espaço de escuta, em que as realidades e verdades do nosso regional vão se concretizar e se fazer presente neste Programa Missionário Nacional”, disse Luciana.

A Assembleia do Comire contou com a participação do bispo diocesano de Itumbiara (GO) e referencial para a dimensão missionária no regional, Dom Antônio Fernando Brochini; e do diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Maurício Jardim, que fez a condução das atividades. Ele fez provocações ao grupo sobre as motivações na atuação missionária; despojamento; caminhos que estão sendo desenvolvidos na construção do Programa Missionário Nacional, entre outros.

Após a partilha dessa atividade, os missionários analisaram a atuação missionária no Regional Centro-Oeste: forças e fraquezas, oportunidades e ameaças. Em seguida foram expostas as indicações das prioridades do regional para integrar o Programa Missionário Nacional: formação missionária permanente; animação missionária; e conversão pastoral missionária. A noite de convivência, no sábado, foi marcada por um clima de alegria e encontros regados com comida típica de Goiás e ao som de dois violeiros que tocaram músicas sertanejas e moda de viola.

Avaliação

No domingo, último dia da Assembleia, foram tratados temas como a Campanha Missionária 2018, que tem como tema “Enviados para testemunhar o Evangelho da paz” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). O V Congresso Missionário Americano (CAM 5) também foi destaque. Por fim, as dioceses apresentaram suas realidades e projetos missionários e Dom Antônio Fernando presidiu a missa de envio. Entrevistado, ele reafirmou a importância da contribuição do regional para o Programa Missionário Nacional e avaliou a caminhada missionária na igreja regional, durante o ano de 2018. “Nós temos dado passos muito significativos em nosso regional. Conseguimos fazer o 1º Formise (Formação Missionária para seminaristas), que aconteceu em Brasília, no último mês de agosto. Infelizmente não pude estar presente, mas foi um momento muito bom. Tivemos crescimento também com o Comire que tem se empenhado em participar dos congressos, das formações nas dioceses para que assim, possamos desenvolver um trabalho articulado no regional”, declarou o bispo, que disse ainda que o Comire desenvolve todas suas atividades em vista das cinco urgências da ação evangelizadora da Igreja no Brasil.

Fonte: Regional Centro-Oeste da CNBB


Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.