Notícias da diocese › 10/07/2018

Candidato ao diaconado permanente e seminaristas são admitidos aos ministérios do leitorato e do acolitato

No sábado (7), a Diocese de Uruaçu, por meio de seu bispo Dom Messias dos Reis Silveira, admitiu ao ministério do leitorato Jeferson Oliveira Paz, que é candidato ao diaconado permanente, e os seminaristas Marcos Alan Martins Pereira e Mozair Borges Rezende. Ao ministério do acolitato foram admitidos os seminaristas Eguimar Matias dos Santos e Ricardo Henrique Silva. A celebração aconteceu na Paróquia São Sebastião em Uruaçu.

Os seminaristas continuam estudando teologia no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Brasília. Durante a homilia, Dom Messias falou sobre a Palavra de Deus e a Eucaristia. “Refleti sobre o momento em que Jesus visitou o seu povo, a sua terra em Nazaré, e as pessoas não o aceitaram, embora o conhecessem bastante externamente, sabiam quem ele era, e sua família, mas não conseguiram adentrar no mistério da sua vida. Por isso chamei atenção para que os seminaristas não fiquem apenas no externo da Palavra de Deus e da Eucaristia. Que possam não apenas ter conhecimento, pois é fácil estudar a Bíblia, mas serem introduzidos no mistério da Palavra e da Eucaristia”, disse Dom Messias em entrevista.

O bispo ainda exortou os jovens em processo de formação no caminho aos ministérios ordenados a aprofundarem na vivência da Palavra de Deus e da Eucaristia para que possam evangelizar sendo tocados por Cristo e ao mesmo tempo serem mergulhados no mistério da Santíssima Eucaristia.

Ir ao mais profundo possível para que assim possam partilhar levando a evangelização, vivendo da palavra, sendo tocados por ela e ao mesmo tempo serem mergulhados no mistério da santíssima eucaristia. Além do bispo, participaram os padres da Diocese de Uruaçu: Rogério, Thiago, Paulo, Wolney e o padre Oscar que é do Seminário de Brasília. Também da Diocese de Uruaçu esteve presente o padre Franciel que trabalha como formador no Seminário em Brasília.

O leitor tem a função de proclamar a Palavra de Deus, ao passo que o acólito serve ao altar, podendo distribuir a Sagrada Comunhão em casos extraordinários.

Setor de Comunicação Diocesano