Notícias da diocese › 07/09/2018

Em encontro com padres, Dom Messias propõe reflexões sobre o cuidado de si mesmo

Dom Messias dos Reis Silveira, bispo diocesano de Uruaçu, se encontra constantemente com os padres da diocese. Nesta quinta-feira (6) foi a vez dele se reunir com o grupo de sacerdotes ordenados nos anos de 2000 a 2006. Eles refletiram sobre “o cuidado com os cuidadores”, tema do 37º Encontro Regional de Presbíteros, que aconteceu nos dias 27 a 30 de agosto, em Anápolis (GO).

O Evangelho de João (3,1-7) iluminou o encontro dos padres com o bispo. O texto narra o encontro de Nicodemos com Jesus, em que o mestre diz ao príncipe dos judeus que quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus. Partindo das reflexões do Encontro Regional de Presbíteros, Dom Messias conversou com os padres sobre cuidados básicos que precisam ser cultivados para que os presbíteros possam ajudar outras pessoas.

Os cuidados passam por lidar com situações adversas como, vínculos fragilizados na família, na Igreja, no presbitério, nas amizades, na vida espiritual, na Palavra de Deus, nos Sacramentos. Dom Messias pontuou que também é importante aos padres saberem lidar com as perdas, com a imagem de si e enfatizou que é fundamental lidar com o tempo humano: “abrir e fechar um ciclo. O ser humano se orienta por esta realidade. Nascer e renascer: vivemos nascendo e renascendo, nasce uma esperança, renasce, termina um ciclo, reabre. Aprender a acolher, despedir, vincular, desvincular, vincular novamente, nessa dinâmica”, comentou.

A partilha da vida de cada um foi outro momento do encontro. Os padres falaram sobre seus vínculos, perdas em suas vidas, e sobre o que eles têm feito para cuidar de si mesmo nas dimensões humana, afetiva, comunitária, espiritual, intelectual, missionária e no lazer. Em seguida ele falaram também sobre o processo de renascimento constante por que passam. Houve ainda momento de oração, e o encerramento com o almoço fraterno.

Setor de Comunicação Diocesano