Notícias da diocese › 27/08/2018

Em visita pastoral a Alto Horizonte, Dom Messias destaca a beleza da vida comunitária

Na homilia da missa que presidiu na Paróquia São Sebastião, em Alto Horizonte (GO), o bispo diocesano de Uruaçu, Dom Messias dos Reis Silveira, destacou a importância da vida comunitária, que pouco é percebida nos dias de hoje. “É muito bonita a unidade que existe nas comunidades rurais entre as famílias, em que as pessoas partilham até mesmo os alimentos e elas são muito solidárias umas com as outras e todos se conhecem”, afirmou.

A visita pastoral à Paróquia São Sebastião aconteceu nos dias 23 a 25 de agosto. Ao chegar na quinta-feira (23), o bispo visitou a Comunidade Santa Paulina, na zona rural. Ele presidiu a missa e logo após participou de um jantar com o povo. Foi nesta comunidade que Dom Messias falou sobre o sentido da vida comunitária.

Na sexta-feira, 24, pela manhã, ele visitou os órgãos públicos. Na visita ao posto de saúde da cidade, ele teve a oportunidade de conversar com uma médica que atende ali, a Dra. Glória. Depois o bispo seguiu à Prefeitura. “Me encontrei com o prefeito Borges, vereadores, servidores públicos. Dirigi uma palavra àquelas pessoas, dizendo da importância do mundo político, que a política é necessária para bem organizar a sociedade e afirmei que, se bem exercida com responsabilidade, esta função ajuda muito as pessoas”, comentou Dom Messias sobre o encontro.

Após o momento de conversa, houve o lanche comunitário com o prefeito e funcionários da prefeitura. A visita continuou no Setor de Assistência Social, onde Dom Messias conheceu os serviços ali desenvolvidos em favor dos mais pobres. “Neste momento lembrei da dimensão da caridade, que existe na Igreja e deve ser evidenciada em toda a sociedade. Depois fomos a um local onde se reúne os idosos para convivência, trabalhos, lazer e visitamos uma família na comunidade rural onde tivemos a oportunidade de rezar o terço juntos. Tivemos o momento de evangelizar conversando com aquela família, falando da importância da oração e da convivência em família. A celebração da eucaristia aconteceu na igreja matriz e em seguida a reunião de lideranças da paróquia”.

Dom Messias também visitou no dia 24, outra família da cidade e uma senhora enferma. A visita pastoral foi encerrada no sábado (25), pela manhã, com o encontro com os catequizandos e seus pais. O bispo exortou os presentes sobre a importância de seguir Jesus. “Lembrei-os que somos seguidores de Cristo e que é importante ao pais acompanhar de perto o processo de formação dos seus filhos enquanto discípulos de Jesus. Tive também um momento de conversa particular com pároco da Paróquia São Sebastião, padre Antônio Luiz. Nas visitas pastorais eu procuro realizar essas conversas com os padres que trabalham na cidade. No caso de Alto Horizonte há apenas o padre Luiz. Nós também tivemos momento de oração juntos. Rezamos o ofício da leitura, as vésperas. A visita pastoral foi concluída com alegria e eu percebi que aquela paróquia está caminhando bem e o povo está feliz com o padre. Eu me alegro muito quando o povo está feliz com o padre na paróquia e ali foi demonstrada a grande satisfação com a presença do padre Luiz”, concluiu o bispo.

Setor de Comunicação Diocesano