Notícias da diocese › 30/05/2018

Graças a Deus pelos 61 anos de evangelização da Diocese de Uruaçu

A Diocese de Uruaçu cravada no norte do estado de Goiás, celebra nesta quarta-feira, 31 de maio, 61 anos de evangelização sob o patrocínio do Imaculado Coração de Maria. A data especial nos convida a todos, povo diocesano presente nos 27 municípios que compõem esta Igreja particular, a celebrar e a render graças a Deus por estas seis décadas de evangelização.

O bispo diocesano, Dom Messias dos Reis Silveira, em entrevista, exortou todos os diocesanos neste dia a rezar pelos 61 anos de instalação da diocese, que se deu em 30 de maio de 1957. “Desejo que todas as pessoas possam se unir, fazer suas orações, agradecendo a Deus pela existência de nossa diocese com todo o seu trabalho evangelizador que vem acontecendo há 61 anos nesta região separada aqui para que nós possamos viver e construir nossa história de fé. São 61 anos marcados pela vida e pela doação de muitas pessoas. Muitos obstáculos foram superados e hoje nós continuamos prosseguindo com a graça de Deus”, justificou.

Mas o que celebrar? Os três bispos que a diocese já teve: Dom Francisco Prada; Dom José Silva Chaves; e Dom Messias dos Reis Silveira, que há 11 anos conduz a diocese como bispo diocesano. É importante também celebrar pelos 49 padres incardinados e dois que moram fora da diocese, inclusive um no Amazonas que presta serviço missionário. A Diocese de Uruaçu conta com sete sacerdotes religiosos que prestam aqui seus serviços. Esta Igreja particular tem também três casas de irmãs religiosas que servem nas cidades de Goianésia, Itapaci e Uruaçu.

As novas comunidades presentes aqui já são três oficializadas, sendo uma que nasceu na Diocese, a Comunidade Coração Fiel, e duas vindas de outras dioceses. Há também três grupos de consagrados que tem pessoas que ainda estão em um período de experiência para futuramente se oficializarem nesta perspectiva de novas comunidades. Dom Messias exorta a diocese a agradecer pelos seus futuros sacerdotes. “Louvamos a Deus porque ele tem sido generoso, enviando e fazendo surgir vocações na juventude. Nós temos hoje 33 seminaristas, sendo 13 no Curso Propedêutico, dez no Curso de Filosofia e dez no Curso de Teologia. Os seminaristas do Propedêutico estudam em Uruaçu e os de Filosofia e Teologia no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Brasília”.

Por fim, o bispo diocesano reza ainda pela bondade de Deus porque a Diocese de Uruaçu, apesar dos desafios que fazem parte da caminhada pastoral, tem sido uma Igreja viva no Regional Centro-Oeste. “Nós vamos prosseguindo. Ao celebrar 61 anos da existência da diocese, nós queremos louvar e agradecer e eu exorto a todos a elevar a Deus suas preces em ação de graças e pedir que o Pai conceda saúde e paz a todos os trabalhadores nesta vinha e que continue enviando operários porque por onde tenho passado os diocesanos têm dito que falta lideranças e pessoas para assumir trabalhos pastorais. Mas nós temos sentido que a vida desta Igreja tem sido muito dinâmica e viva, e muitas pessoas estão se doando, se dedicando para que nossa Igreja possa prosseguir. Então, por tudo isso, louvado seja Deus pelos 61 anos da vida diocesana de Uruaçu. Na verdade, a diocese foi criada no dia 26 de março de 1956, pelo papa Pio XII, e um ano depois foi instalada no dia 30 de maio de 1957”, completou Dom Messias.

HISTÓRICO DA DIOCESE

Criação da Diocese
Criada em 26 de março de 1956, pelo papa Pio XII, por meio da Bula Cum Territorium. A instalação se deu em 30 de maio de 1957.

Bispos
1 – Dom Francisco Prada Carrera (1956 a 1976)
2 – Dom José Silva Chaves (1976 a 2007)
3 – Dom Messias dos Reis Silveira (Bispo diocesano)

Situação geográfica
Norte central do estado de Goiás. Limites: Diocese de Porto Nacional (TO-GO), Formosa (GO), Luziânia (GO), Anápolis (GO), Goiás (GO), Rubiataba-Mozarlândia (GO), e Prelazia de Cristalândia (TO-GO).

Municípios
Alto Horizonte, Amaralina, Barro Alto, Campinaçu, Campinorte, Campos Verdes, Estrela do Norte, Formoso, Goianésia, Guarinos, Hidrolina, Itapaci, Mara Rosa, Minaçu, Montividiu do Norte, Niquelândia, Nova Iguaçu de Goiás, Pilar de Goiás, Rialma, Rianápolis, Santa Isabel, Santa Rita do Novo Destino, Santa Terezinha de Goiás, São Luiz do Norte, Trombas, Uruaçu.