catedral uruacu

Catedral de Uruaçu

Com a criação da diocese de Funchal (Ilha da Madeira), em 1514, passou o Brasil para a jurisdição desta Igreja. Em 28 de fevereiro de 1550, o Papa Júlio III cria o primeiro Bispado do Brasil com sede na cidade de Todos os Santos na Bahia, a cujo báculo pertenciam todos os lugares da Terra de Santa Cruz. Neste mesmo século, o Papa Gregório XIII cria, em 19 de julho de 1576, a Prelazia do Rio de Janeiro, a qual, em 16 de novembro de 1676, se torna diocese pelo Pontífice Inocêncio XI.

Em 6 de dezembro de 1745, o Papa Bento XIV subdivide a vastíssima Diocese do Rio de Janeiro, criando assim, as dioceses de São Paulo, de Mariana (MG), e as duas prelazias de Goiás e Cuiabá.

Somente em 15 de julho de 1826 o Pontífice Leão XII assina a Bula: “Sollicita Gegis Cura”, erigendo em Diocese a Prelazia de Santa Ana de Goiás.

Até que em 25 de julho de 1924 com a Bula “Ad Pastorale Múnus” criou-se a Prelazia de São José do Alto Tocantins. Depois de 32 anos de existência a Prelazia é extinta dando lugar à Diocese de Uruaçu, criada em 26 de março de 1956, com a Bula “Cum Territorium” completando neste ano de 2006, 50 anos de existência.

O Prelado Dom Francisco Prada Carrera, CMF, esteve à frente da Prelazia desde 19 de maço de 1946, permanecendo ainda na Prelazia como Administrador por oito anos, como Bispo por onze anos, dirigindo a Prelazia de 19 de março de 1938 até à sua transferência para a recém-criada Diocese de Uruaçu, tomando posse em 30 de maio de 1957, perfazendo 30 anos de longo e frutuoso ministério episcopal.
Em 1968, é sagrado o Padre José Silva Chaves Bispo Titular de Rusubbicari e Auxiliar de Uruaçu. Permaneceu neste encargo por um ano, sendo nomeado Administrador “sede plena” da Diocese, embora o Titular conservasse ainda o título de Diocesano, mas sem o ônus de administrar a Diocese. O Administrador permaneceu por sete anos nesta função à frente da Diocese.

Em 1976 o Administrador é nomeado Bispo Diocesano e toma posse em 22 de agosto do mesmo ano. Nesta longa caminhada a Diocese de Uruaçu vem implantando o Reino de Deus nessas plagas goianas. Alguma coisa já se fez no campo pastoral, vocacional, educacional, promocional, graças á semente lançada pelos desbravadores missionários claretianos que nos antecederam e o dinâmico clero e leigos engajados.

Damos graças a Deus por tantos benefícios derramados durante esses longos e frutuosos anos, sobre a nossa Diocese, por intermédio do Imaculado Coração de Maria, nossa valiosa Padroeira.