Seja bem-vindo(a) ao nosso novo portal! Ajude-nos a deixá-lo ainda melhor enviando a sua opinião. Clique aqui.
Notícias da diocese › 09/10/2017

Jornada da Comunicação 2017 RCO: “Comunicadores de Deus”

Jornada da Comunicação

Aconteceu no último fim de semana, dias  6 a 8 de outubro, na cidade de Anápolis, a Jornada da Comunicação 2017 do Regional Centro – Oeste, com o tema “Testemunho Digital: um chamado para todos”. Estiveram presentes 88 participantes, de dez dioceses do Regional Centro-Oeste: Arquidiocese de Goiânia, Arquidiocese de Brasília, Diocese de Itajaí, Diocese de Rubiataba – Mozarlândia, Diocese de Formoso, Diocese de Luziânia, Diocese de Uruaçu, Diocese de Anápolis, Diocese de São Luís de Montes Belos  e Diocese de Ipameri.

A jornada teve inicio com a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo da Diocese de Uruaçu, Dom Messias dos Reis Silveira, presidente do Regional Centro-Oeste e referencial da Pastoral da Comunicação no Regional. Em sua homilia, o bispo destacou a importância de uma conversão sincera: “Para que possamos colocar em prática a Palavra de Deus é preciso, na luz do Espirito Santo, buscarmos a conversão do nosso coração todos os dias”.

Após a Santa Missa, seguiu-se com a programação. Eliane, coordenadora do Vicariato para a Comunicação da Arquidiocese de Goiânia,  apresentou o  Mutirão Brasileiro de Comunicação (Multicom), que será sediado pela arquidiocese em 2019. O primeiro dia de Jornada da Comunicação terminou com a oração da noite.

O segundo dia (07)  iniciou-se com a celebração da Santa Missa, presidida por Dom Messias dos Reis Silveira, bispo da diocese de Uruaçu. Por ocasião da festividade de Nossa Senhora do Rosário, o bispo falou da experiência esta oração: “A oração do rosário acompanha o povo, auxilia a perceber as graças e maravilhas que o Senhor realiza em nós”. No final de sua homilia, D. Messias disse: “O que comunicamos não vem de nós, vem de Deus. Portanto, a comunicação não pode ser neutra: temos que nos envolver no que estamos comunicando. Animai-vos com a força e a graça do Espirito Santo, para colher os frutos da comunicação”.

Após a Santa Missa, seguiu-se com a palestra “A Vocação do Comunicador”, com Dom Messias dos Reis  e Pe. Delton Filho, fundador da Comunidade Coração Fiel.   O bispo mencionou que a vocação do comunicador consiste em ultrapassar os limites e as aparências. O comunicador precisa ouvir, ouvir as pessoas que estão com a boca fechada, observar as atitudes, os gestos das pessoas, as expressões faciais. Disse, ainda, que as pessoas são chamadas a se comunicarem: “Alegremo-nos, pois Deus nos chamou para sermos comunicadores d’Ele”.

Dando continuidade à palestra, Pe. Delton Filho relatou que “toda vocação é fruto de um encontro pessoal com Jesus”. Citou, ainda: “Nunca foi tão necessário falar de Deus, comunicar a Palavra de Deus, testemunho que Deus é o nosso Salvador”.

Seguindo a programação, o professor Moisés Sbardelotto falou sobre “Testemunho Digital: um Chamado”. Em sua fala, o professor destacou que a primeira modalidade de comunicação da fé continua sendo o testemunho: “É preciso aprendermos de Jesus o dom de comunicarmos, também nas redes sociais, pois Jesus era a própria comunicação, não comunicava por Si só, mas era comunicador do Pai”. Ao finalizar sua fala, o professor enfatizou: “Não somos donos do que comunicamos. É preciso esperar pela hora oportuna da eficácia de Deus. Esse é o desafio: estamos em um mundo imediatista, que se preocupa muito com curtidas, comentários, compartilhamentos, e não sabemos esperar pela eficácia de Deus”.

A tarde seguiu com o debate com os palestrantes Dom Messias dos Reis, Pe. Delton Filho e Prof. Moisés Sbardelotto, mediado pela jornalista Talita Salgado, onde os participantes puderam esclarecer dúvidas e inquietações em relação à atuação dos agentes da Pastoral da Comunicação – Pascom.  Logo após, os representantes de cada diocese presente apresentaram suas experiências, apontando os acertos e os desafios enfrentados pela Pascom em suas dioceses.

No último dia (08), iniciou-se com a oração do Santo Terço, meditando sobre temas relacionados à vocação, em razão do Ano Vocacional Mariano.  Em seguida, o Prof. Moisés Sbardelotto palestrou sobre “Responsabilidade dos Cristãos nas redes sociais”. Citando Papa Emérito Bento XVI e Papa Francisco, o professor relatou que é preciso ter uma mudança na percepção de mundo digital: “Muitas pessoas tem uma percepção de que o ambiente digital é imaginário, fora da realidade, e esquecem que estão comunicando com pessoas, com historias reais que estão por detrás dos computadores, dos celulares, dos tablets.” E acrescentou: “Temos que ter essa percepção de que o mundo digital não é um mundo paralelo ou puramente virtual, mas que faz parte da realidade”.

Após a palestra, o coordenador regional da Pascom, irmão Diego Joaquim, fez uma avaliação juntamente com os participantes e abriu espaço para que os mesmos pudessem dar sugestões de melhoria para a Jornada da Comunicação 2018, que acontecerá  na cidade de Rubiataba – GO, de 19 a 21 de outubro.

A Jornada da Comunicação 2017 Regional Centro – Oeste encerrou-se com a celebração da Santa Missa, presidida por Dom João Wilk, Bispo da Diocese de Anápolis. Em sua homilia, o bispo questionou os presentes: “O que a vinha do Senhor está produzindo hoje? Será que está produzindo frutos de caridade, de esperança, de justiça? Dom João Wilk terminou sua homilia dizendo:

“Nunca se esqueçam do que Jesus disse: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida’”.

Confira fotos:

Pascom Diocesana


Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.