A Voz do Pastor › 24/12/2015

Dom Messias: “Celebremos com a alegria o Natal do Ano Santo da Misericórdia”.

Por Dom Messias dos Reis Silveira

Natal-dom-messias

Caríssimos irmãos e irmãs

Chegamos mais uma vez ao final de um ano de muitas atividades em nossa Diocese. Cada um procurou oferecer o melhor de si para a maior glória de Deus e para o bem da vida neste tempo que chega ao fim.

Agradeço o empenho, a comunhão e o zelo apostólico dos presbíteros, religiosos/as, consagrados, cristãos leigos, seminaristas, vocacionados, vocacionadas e de todas as pessoas que prestaram seus serviços na Diocese, na Cúria Diocesana,  residência episcopal, casas paroquiais, secretarias, igrejas e demais organismos a serviço da vida e da evangelização.

A nossa unidade dá um ritmo bom ao funcionamento da nossa Diocese que tem a nossa cara e no conjunto de nossas feições deve transparecer o rosto misericordioso de Jesus.

É tempo de celebrar o Natal. É tempo de se despedir do ano que termina e entrar no novo.

O Natal deste ano acontece bem no início do Ano Santo da Misericórdia. Maria quando visitou Isabel disse: “e sua misericórdia perdura de geração em geração, para aqueles que o temem” (Lc 1,50). Com o nascimento de Jesus a misericórdia adquiriu rosto humano. “Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai” (MV 1). O Natal deste ano pode e deve ter uma perspectiva de misericórdia. Há muitas pessoas esperando o perdão para recomeçarem suas vidas. Há muitos casamentos, ministérios e pessoas em crise que poderão ser reconstruídos a partir da misericórdia. Muitos pessoas se afastaram da Igreja por falhas pessoais, ou de outras pessoas e somente voltarão se conseguirem perdoar e se sentirem perdoadas. Muitos filhos pródigos farão o caminho de volta se perceberem que a Porta está aberta para os acolher.  A  misericórdia vai renovar a vida dos cristãos e de todas as pessoas de boa vontade. Tanto o Menino Jesus, como o crucificado com os braços abertos revelam a disponível acolhida aos pecadores amados.

O rosto da misericórdia que brilhou na manjedoura de Belém continua à procura das grutas frias, escuras e abafadas para nelas entrar e fazer resplandecer a luz da vida nova.

Mais uma vez vai ser Natal. Permitamos que seja Natal em nós. Quanto mais vidas estiverem iluminadas por este grande mistério, melhor será viver na sociedade e na Igreja. É preciso caminhar e construir o amanhã,  alimentando o sonho de cantar com os anjos que viram a glória de Deus brilhar na terra e nos céus.  Celebremos com a alegria o Natal do Ano Santo da Misericórdia.

Feliz Natal e com Cristo na manjedoura do coração tenham todos uma feliz entrada no ano novo.

Dom Messias dos Reis Silveira

Bispo de Uruaçu