A Voz do Pastor › 06/10/2015

Missionários Marianos

Por Dom Messias dos Reis Silveira

Ser missionário é uma vocação da pessoa cristã. O missionário não é apenas alguém que fala de Deus, mas principalmente anuncia a partir de Deus. Quem vive em comunhão profunda com Deus através da oração, mesmo sem dizer muitas palavras torna-se uma presença evangelizadora na sociedade e, se torna mensagem.

Olhando para Nossa Senhora, se percebe que ela, embora tenha vivido quase no silêncio, se tornou um ícone de evangelização. Ela viveu em comunhão profunda com o Pai e acolheu a sua divina vontade. Ela gerou Jesus, o grande missionário do Pai.

Outubro é para a Igreja o mês do rosário e o mês missionário. Podemos dizer que é um mês especial para despertar a vocação missionária nos devotos de Nossa Senhora. A oração do Rosário ajuda a formar e fortalecer o discípulo missionário de Jesus. São muitos os testemunhos dos pais que formaram nos seus filhos a consciência e a fidelidade cristã a partir da oração do Rosário. Muitos dos devotos da Virgem Maria que têm o costume de rezar o terço se tornam missionários visitando as famílias. São muitas as visitas que acontecem nos lares por causa da devoção do Rosário.

Recordo-me com alegria do meu tempo de adolescente em que eu era chamado nas casas para rezar o terço e as novenas de Nossa Senhora. Muitas vezes uma imagem peregrina da Virgem percorria as casas nas zonas rurais.  As pessoas se tornavam visitadoras umas das outras, sempre acompanhadas da presença da imagem da Mãe de Jesus. Eu era um pequeno missionário junto daquele povo. Não sabia dizer muitas palavras sábias, mas tinha um coração grande para amar a Jesus motivado pelo jeito humilde de Maria amar.

No mês de outubro cultivemos a profunda devoção do Santo Rosário.  Permitamos que Nossa Senhora desperte em nós o desejo de irmos ao encontro dos irmãos que estão afastados.  Esse deslocamento missionário deve ser para anunciar a alegria do evangelho. É tempo de alegremente sermos missionários marianos.

Neste ano a nossa amada Diocese de Uruaçu está sendo visitada pela imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida. São maravilhosos os testemunhos das pessoas por onde a imagem tem sido levada. Ela passa avivando os corações de seus filhos e despertando aquelas pessoas que adormeceram no caminho e vivem afastadas de Deus e da comunidade. A presença da Mãe ajuda aos filhos redescobrirem o caminho.

Dom Messias dos Reis Silveira