Seja bem-vindo(a) ao nosso novo portal! Ajude-nos a deixá-lo ainda melhor enviando a sua opinião. Clique aqui.
A Voz do Pastor › 03/08/2015

Projeto de vida

Por Dom Messias dos Reis Silveira

DSC_0472“Como um jovem conservará puro o seu caminho”? Para esta pergunta inquietante o próprio Salmo traz a resposta dizendo que é observando a  palavra (Cf. Sl 119,9). O questionamento deste Salmo nos faz pensar no projeto que cada um deve ter para sua vida, pois é sabido que a vida é um caminho a ser percorrido e precisa de sinalização neste caminho para se atingir a meta.

Pensemos na comparação da vida com uma semente. A semente por menor que seja se colocada na terra, encontrando as condições para germinar e crescer vai se transformar numa planta que produzirá frutos. Quando a planta estiver grande poderá alguém, olhando para ela, dizer que no início era apenas uma semente, mas que ela chegou no ponto em que se encontra porque houve projeto a seu respeito, foi cultivada e, por isso ela atingiu a meta. A vida se assemelha a essa realidade da semente. Dentro de cada pessoa está o futuro em potência,  mas é preciso colaborar para o seu desenvolvimento. À frente de cada um se abre um caminho, mas é preciso encontrar a melhor forma de trilhá-lo.

O cristão é alguém que deve olhar para a frente se perguntando como está? Como deseja estar? Onde quer chegar? Para a concretização dos objetivos que essas perguntas suscitam se faz necessário ter um projeto de vida pessoal. Todas as pessoas podem e devem alimentar os seus sonhos, especialmente se forem iluminados por Deus. Para se fazer um projeto de vida pessoal é importante buscar a intimidade com Deus na oração, na escuta e meditação da sua palavra e formar a consciência de acordo com os critérios de Jesus, apresentados na sua boa nova.

Eis alguns elementos que podem ajudar na construção de um Projeto de Vida para que cada um chegue lá onde Deus quer que se chegue. As metas podem ser escolhidas nos níveis apresentados abaixo. Em cada um deles escolhe-se as palavras que mais precisam ser observadas para o crescimento pessoal e assim a meta vai sendo planejada. Veja, medite e escolha as palavras que vão indicar o seu itinerário de vida.

Nível Pessoal: Saúde, corpo, sexualidade, lazer, vocação, liberdade, autoestima, virtudes, responsabilidade e consumismo.

Nível Comunitário: amigos, família, comunidade, grupo, convivência, diálogo, namoro, perdão, unidade, equipe e fraternidade.

Nível Espiritual: fé, oração, missa dominical, confissão, crisma, devoção mariana, leituras espirituais, retiros, leitura orante da Bíblia.

Nível Pastoral: Igreja, Pastorais, Movimentos, Grupos, participação, corresponsabilidade, discípulo missionário, liturgia e ecumenismo.

Nível Missionário: Sociedade, política, ecologia, missão, voluntariado, redes sociais, caridade, cidadania, justiça e paz, profissão e solidariedade.

Nível Intelectual: estudos, cursos, cultura, diálogo razão-fé-ciência, estudo bíblico, juízo crítico, leitura de documentos da Igreja, redes sociais, desenvolvimento de habilidades e arte.

Quando se tem um Projeto de vida elaborado se pode olhar para o futuro esperançoso e dizer com esperança que se está caminhando para a meta. Deus acompanha amorosamente essa trajetória de amadurecimento de seus filhos e filhas. O que não se pode é viver sem esperança, sem metas e sem objetivos. A vida é curta demais para  se vivê-la de qualquer jeito. O tempo da vida é o tempo de descobrir e começar a andar no caminho da eternidade.

Dom Messias dos Reis Silveira

Bispo Diocesano


Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.