A Voz do Pastor › 03/10/2018

Tempo Sagrado

Por Dom Messias dos Reis Silveira

Tempo sagrado, não é somente aquele que reservamos para Deus, mas é o tempo santificado pelas pessoas que vivem a partir de Deus. A Igreja tem muitas formas de ajudar as pessoas a santificarem o tempo que Deus lhes concede. Umas das formas de santificação do tempo é celebrar o Mistério de Cristo inserido na vivência diária. Assim, em cada mês, podem existir vários momentos em que as pessoas recordam que estão inseridas no Mistério de Cristo.

O mês de outubro é dez. Já vivenciamos um bom tempo deste ano. Nove meses se passaram e chegamos ao décimo. Nas escolas dez é o máximo que um aluno pode alcançar. A Igreja não nos deixa acomodar, pois nos desafia a darmos o máximo de nós mesmos. Neste mês somos convidados a olhar em várias direções vivenciando a presença amorosa de Deus cuidando da vida.

O dia primeiro de outubro é o dia do idoso. As pessoas que têm mais de sessenta anos, nos lembram que vale a pena viver, ter esperança, não perder o rumo e nem o prumo. Os idosos testemunham que a vida tem sentido.

No dia dois celebramos os Anjos da Guarda. Eles adoram a Deus e cuidam de nós. São zelosos guardadores que protegem a vida. Aliás por falar em vida, a primeira semana de outubro é a Semana da Vida. Trata-se de uma chamada de atenção para olharmos para as situações onde a vida está ameaçada, arranhada, ferida e dolorida. Mas também para louvar o Criador por tanto cuidar da vida.

No dia três inicia-se o Sínodo dos Bispos. Ele vai tratar sobre a Evangelização da Juventude. Serão 25 dias em que o Papa ouvirá os Bispos do mundo todo, buscando caminhos para ajudar os jovens a se encontrarem com Jesus.
Prosseguimos o mês celebrando a memória de São Francisco de Assis, um homem que ensinou a cuidar da natureza, ser irmão, temer a Deus , a amar sem reservas e viver para as outras pessoas.

Bem no meio do mês está a celebração do dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, juntamente com o dia das crianças. O Brasil é cuidado pela mãe de Jesus. As crianças recordam a esperança do crescimento. Elas são sinais de ternura e alegria para muitas pessoas.

O mês de outubro é também um mês mariano, pois é o mês do rosário. Através do qual se contempla todo o mistério da vida de Jesus. O rosário é a oração das pessoas humildes e simples.

Finalmente vale recordar que este é um mês missionário. Somos uma Igreja em saída. É preciso que todos sejamos como Jesus. Ele andava por todos os lados anunciando a Boa Nova para todos. Viver a partir de Jesus é encontrar um sentido para a vida.

Permitamos pois construir nossa santidade tendo uma maior participação no mistério de Jesus. O tempo se torna cada vez mais sagrado quando é vivido com amor pelos batizados. Onde passa um batizado deve ficar uma marca de Jesus, e ele é o Santo dos Santos. Os batizados vivem no tempo e o santifica diariamente vivendo em Cristo, nele e por Ele.