Notícias da diocese › 03/09/2018

Muticom: Diocese de Uruaçu propõe articulação em rede de comunicação

A comunicação em rede sem dúvida é um dos maiores desafios e sonhos de qualquer diocese em nosso país. Pensar esse modelo de comunicação e colocá-lo em prática, é tarefa árdua, mas se concretizado, pode facilitar o fluxo de informações para o povo de Deus, sobretudo se as distâncias geográficas são outro desafio também, como é o caso da Diocese de Uruaçu, que conta com paróquias distribuídas em uma área de 43 mil km².

Com o objetivo de pensar isso é que aconteceu no dia 2 de setembro, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Uruaçu, o Mutirão Diocesano de Comunicação (Muticom) evento que além de reunir os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) para pensar sobre a comunicação diocesana, visa também preparar para o 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação, evento promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e que acontecerá em Goiânia. O tema da edição de 2019 será “Comunicação, democracia e responsabilidade social”.

“O agir cristão nas plataformas digitais passa necessariamente pelo testemunho”, pontuou em sua fala o coordenador da Pascom no Regional Centro-Oeste da CNBB, irmão Diego Joaquim. Segundo ele, criar um perfil em rede e dar outro testemunho no dia a dia, é negar a própria fé e os princípios do evangelho. “Precisamos ser autênticos e estar em sintonia com a nossa fé e ser católico tanto na vida cotidiana, como no mundo virtual”, afirmou.

O evento contou ainda com duas oficinas: “O poder e a eficácia da escrita na comunicação”, conduzida pelo jornalista e assessor de comunicação da Diocese, Fúlvio Costa, que apresentou a importância da linguagem verbal como base para todos os veículos de comunicação, desde os mais tradicionais até os digitais. O design gráfico e social media, Danilo Inácio, trouxe sua experiência para ser compartilhada com os agentes da Pascom. Em sua apresentação, ele falou da importância de publicar com planejamento, pensando e desenvolvendo os materiais produzidos com uma estética limpa e criativa. Ele afirmou também ser fundamental adquirir conhecimento necessário para avançar nos ganhos de visibilidade de páginas em redes sociais como Facebook e Instagram.

Mesa redonda

Na mesa redonda do evento, Dom Messias dos Reis Silveira, apresentou o processo histórico da comunicação na diocese. Ele lembrou que ao assumir esta Igreja como bispo diocesano, o setor de comunicação era conduzido pela Comunidade Coração Fiel sob a coordenação do padre Delton Filho. Segundo o bispo, durante o período (11 anos), o papel foi desempenhado com muito zelo e com o objetivo de dar visibilidade à vida diocesana. Em seguida o bispo comentou que é importante prosseguir nesse caminho e buscar maior articulação. Padre Elias Silva, atual coordenador do Setor de Comunicação Diocesano, disse que o evento foi muito importante para a articulação entre paróquias e diocese. “Neste ano, temos como objetivo principal, a articulação com as demais paróquias formando assim uma grande rede para que façamos juntos não só uma comunicação paroquial, mas em rede com a diocese”. Karlla Farias, coordenadora da Pascom na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Minaçu, também participou da Mesa redonda. Ela afirmou que o evento foi fundamental para apresentar informações sobre o Muticom Nacional e para formar os agentes da pastoral. Ela também disse que a Pascom na Forania São Mateus tem como desafios implantar a pastoral em outras paróquias e formar novos agentes para a ação. A coordenadora também motivou as paróquias a compartilharem os conteúdos divulgados pela diocese no sentido de dar visibilidade à Igreja de Uruaçu.

A missa de abertura do Muticom Uruaçu foi presidida por Dom Messias, e concelebrada pelo padre Elias Silva; pelo vice-coordenador do Setor de Comunicação Diocesano, padre Raynner Leonardo; e pelo reitor do Seminário Diocesano São José, padre Thiago Alvarino. Para fazer uma comunicação eficaz na Igreja, conforme o bispo em sua homilia, é necessário estar em sintonia com o Senhor. “Só estando em sintonia com Cristo é que conseguimos transmitir o seu evangelho por meio de fotos, postagens, textos, vídeos e em articulação com as demais pastorais”, afirmou.