Notícias da diocese › 29/09/2018

Padres ordenados nos anos de 2007 a 2010 rezam e partilham ministério com o bispo diocesano

Como de costume na Diocese de Uruaçu, grupos de padres se encontram com o bispo diocesano, Dom Messias dos Reis Silveira, para um momento de partilha, oração, encontro e fraternidade. Nesta sexta-feira (28), foi a vez do grupo de sacerdotes ordenados nos anos de 2007 a 2010, que é composto por 16 padres, mas só puderam participar 11.

A reunião teve início com o café da manhã, primeiro momento de partilha, descontração e convivência dos padres. Depois, houve um momento de mais aprofundamento e espiritualidade, com a invocação do Espírito Santo e a meditação da Palavra de Deus, no Evangelho (Jo 6,66-71) passagem em que Jesus pergunta aos Doze se eles querem se retirar e Simão Pedro responde: “Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna”.

Depois da meditação, os padres fizeram uma oração e refletiram sobre a Palavra. “Uma palavra muito forte que marcou nosso encontro foi esta em que Pedro responde que só o Senhor tens palavras de vida eterna. É um convite a nós também termos Cristo como referência de nossas vidas. Em seguida nós rezamos a Oração do Padroeiro Diocesano, o Imaculado Coração de Maria e demos início ao momento da nossa partilha”, comentou Dom Messias.

Partilha
No momento da partilha, os padres falaram sobre suas alegrias em viver o ministério sacerdotal para o qual se prepararam durante o tempo de seminário. Relataram também que encontram muitas alegrias na espiritualidade do Bom Pastor, de poder servir como Jesus, inspirados e iluminados. Segundo Dom Messias, também se falou como cada um está cuidando do seu crescimento humano e espiritual. “A oração é algo que marca a vida do sacerdote. Acerca do crescimento humano, se falou da convivência, da fraternidade entre os irmãos, de leituras que enriquecem o conhecimento e que trazem contribuição para o crescimento. Depois refletimos sobre o conservar aquelas coisas boas que aprendemos durante o tempo de seminário: os bons hábitos, a convivência, a oração, a disciplina. Tudo aquilo foi para ajudar o sacerdote”, disse o bispo.

Embora os momentos altos e baixos da vida sacerdotal existam, Dom Messias ficou feliz com o encontro e a partilha de cada sacerdote. “Fiquei contente em perceber que os padres estão felizes no ministério, graças a Deus. Eles estão se doando, procurando perceber onde devem crescer, estão se lançando na vivência do sacerdócio e, como membro de um presbitério, se sentem integrados”.

Dom Messias avaliou que a reunião foi muito frutuosa, muito aberta e alguns padres até chegaram a se emocionar quando fizeram suas partilhas de vida. “Deus abençoe os nossos padres, rezemos para que continue enviando vocações, santificando-nos no dia a dia das nossas vidas e que o Senhor ajude e venha em socorro daqueles que aqui estão em nossa amada Diocese de Uruaçu e Deus nos dê a graça de ser cuidadores daqueles que cuidam das pessoas”, concluiu o bispo.

Setor de Comunicação Diocesano