Notícias da diocese › 24/07/2018

Paróquia Santuário São José celebra Festa de Santa Efigênia

Desde o dia 16 de julho acontece na Paróquia e Santuário São José, de Niquelândia (GO), a festa da Padroeira da Comunidade Santa Efigênia, uma das mais antigas igrejas do estado de Goiás. O evento segue até quinta-feira, dia 26, com missas e novenas todos os dias. Amanhã, 25, os congos participam da celebração eucarística às 10h, vestidos com os trajes africanos e, após a missa, dançam, cantam e louvam Santa Efigênia.

Ainda na quarta-feira, 25, às 18h, haverá procissão com as imagens de Santa Efigênia e Nossa Senhora do Carmo e, logo em seguida, a Santa Missa no dia 26, às 10h, em louvor a Santa Ana e São Joaquim. Os festejos são uma das mais lindas e ricas tradições religiosas e culturais em louvor a Santa Efigênia com origem afro-brasileira.

Tradição
Todos anos a festa começa com a Carpina do Largo, no dia 24 de junho e no dia 29 de junho, após a Santa Missa acontece o levantamento do Mastro em louvor a Santa Efigênia.

Igreja de Santa Efigênia

É uma das igrejas mais antigas do estado de Goiás. Pertencente à Paróquia e Santuário São José, da Diocese de Uruaçu. Está sob os cuidados dos Frades Franciscanos Conventuais há mais de 40 anos e é um dos principais monumentos históricos e culturais da cidade de Niquelândia. Foi construída pelos escravos, por volta de 1790, o que lhes proporcionou ter um centro religioso que pudesse ser frequentado por negros. A igreja tem arquitetura colonial, com paredes de adobe. Sua estrutura é de aroeira e o piso de cimento batido.

Fonte: Pascom da Paróquia E Santuário São José Niquelândia-GO.