Notícias da diocese › 06/08/2018

Romaria de Muquém: Dom Messias exorta romeiros a acolher Maria, aquela que nos indica o caminho, a verdade e a vida

A abertura da 270ª Romaria de Nossa Senhora d’Abadia de Muquém, que aconteceu no dia 5, Domingo do Senhor, com missa presidida pelo bispo diocesano de Uruaçu, Dom Messias dos Reis Silveira, teve uma mensagem muito especial aos peregrinos: “mais do que valorizar o presente, precisamos acolher aquele que presenteia”. Com essas palavras, o bispo explicou citando o Evangelho do Dia (Jo 6,24-35) que narra o episódio da multiplicação dos pães por Jesus, que, é fundamental a todos os cristãos acolher o próximo. No caso da multiplicação dos pães, o povo, já saciado, procurou o Senhor que em seguida os exortou a buscar o pão da vida eterna que não perece, não acaba, mas nos leva para a vida eterna. Este pão é o próprio Jesus.

Fazendo uma analogia à Romaria de Muquém, Dom Messias afirmou que Cristo nos oferece presentes na longa história dos 270 anos de fé e os romeiros não devem fazer como as crianças que recebem o presente e, logo depois, entram no quarto, desembrulham o pacote e às vezes não se lembram de quem a presentou. “Dentro desta história de 270 anos de romaria também os romeiros receberam muitas graças, muitos presentes de Deus nesta vida e é preciso não parar no presente, mas ir mais além, acolher sobretudo Maria que nos indica o caminho, a verdade e a vida”, explicou ele.

A missa de abertura foi celebrada às 17h do dia 5 de agosto, no estacionamento da Paróquia Nossa Senhora d’Abadia, em Niquelândia (GO). As pessoas participam, muitas já preparadas para seguir a noite toda levando a imagem da Padroeira até o Santuário de Muquém. A celebração eucarística que foi concelebrada por vários padres, durou cerca de uma hora.

Uma das novidades deste ano é que foi concluído o Caminho dos Romeiros, trajeto mais seguro e exclusivo aos peregrinos, reivindicação de cerca de dez anos, que foi inaugurado na abertura da romaria, pelo secretário de estado Carlos Alberto Lereia, representante do governador do estado, José Eliton, que não pode inaugurar a obra obedecendo à legislação eleitoral que não permite esse tipo de exposição até as eleições de outubro, à qual ele irá disputar para o governo do estado. O Caminho da Fé, como também é chamado, tem 45km de extensão e fica às margens da Rodovia GO 237 que liga Niquelândia a Muquém.

No fim da celebração foi dada a bênção aos romeiros que seguiram em peregrinação levando a imagem da Padroeira. A tradicional romaria segue até o próximo dia 16 de agosto. Anualmente, Muquém atrai cerca de 500 mil romeiros.

Setor Diocesano de Comunicação/Fotos: Paróquia Nossa Senhora d’Abadia-Niquelândia-GO