Conhecer, seguir e transmitir Jesus Cristo ao mundo inteiro

0
2731

cristopastorA Igreja Católica inicia esse mês de outubro com todo o entusiasmo de poder anunciar Jesus Cristo para o mundo. Esta é a boa nova mais aguardada por toda a humanidade. Existem muitas notícias boas que uma pessoa pode receber, muitas delas até podem estar sendo aguardadas como algo que pode modificar a vida. Jesus Cristo, a Palavra do Pai, é o maior presente do amor de Deus para a humanidade (Jo 3,16). Ele já cumpriu Sua missão aqui na terra, agora cabe a nós Igreja o dever de anunciar Jesus ao mundo inteiro. Ele não é uma ideologia, uma teoria ou a página de um livro, mas é uma Pessoa capaz de dar novo horizonte às nossas vidas. Você deseja conhecê-Lo?

Na Conferência de Aparecida, no ano de 2007, os bispos reunidos em assembleia disseram algo que faz parte de forma genuína do nosso batismo: “Conhecer Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor, ao nos chamar e eleger, nos confiou” (n. 18). Esta ideia utiliza três verbos enfáticos no que diz respeito a nosso ser cristão: conhecer, seguir e transmitir. Não existe dom maior, presente mais formidável, que termos conhecido a Pessoa de Jesus. E este conhecimento não se dá apenas nos livros ou nas palavras de alguém, mas é um contato com o Senhor, é uma experiência de vida transformadora do nosso ser, assim como aconteceu com Maria Madalena, Zaqueu e Dimas, o bom ladrão.

Além de conhecer, o Senhor Jesus nos deu a graça de seguí-Lo. Ele veio e nos ensinou um caminho de salvação, o Evangelho é, sobretudo, uma orientação de vida. Jesus nos convida a deixarmos tudo para trás e seguir Seus passos. Para isso é preciso renunciarmos tudo, principalmente a nós mesmos e enquadrar a nossa vida em Seus ensinamentos, isto é, procurarmos fazer a vontade Dele. Para isso não devemos temer nada ou ficarmos receosos, pois Ele nos dará tudo o que for necessário para a nossa salvação. São Paulo, em vista do conhecimento de Cristo Jesus, considerava tudo o que veio anteriormente em sua vida como esterco (Filipenses 3,8). Nada se compara ao conhecimento de Cristo. Sermos considerados seguidores Dele é o maior bem que poderia nos acontecer. Termos o nome de Cristãos é uma honra.

Por fim, a nossa missão é anunciar Jesus Cristo para o mundo. A transmissão do Evangelho é tarefa confiada por Jesus a nós. Quando Ele nos escolheu e elegeu também nos confiou esse legado: “Ide fazer discípulos entre todas as nações…” (Mateus 28, 19). Esse é o impulso interior que move o discípulo de Jesus, é uma moção que impulsiona aquele que conheceu a Cristo e que não pode se calar, sente essa obrigação de anunciar. Não é uma obrigação escravizante, mas que liberta quem anuncia e quem recebe o anúncio. O ser tocado por Jesus nos leva a vivermos a mesma experiência do Apóstolo Paulo: “Ai de mim se eu não anunciar” (1Cor 9,16). Assumamos nossa missão batismal, o Senhor nos fez profetas para anunciarmos o Evangelho; Ele nos deu mãos e voz de profetas para que O façamos conhecido e amado pelos corações humanos. É esse o encargo que Cristo nos deu, de podermos transmitir à humanidade o maior presente a ser oferecido: a vida em Deus. A missão de evangelizar é o mais belo serviço que prestamos aos homens, é comunicar uma Pessoa capaz de mudar a vida das pessoas, capaz de mudar o mundo. É o Amor que veio morar em nosso meio.

Pe. Franciel Lopes

Reitor do Seminário Diocesano São José – Uruaçu-GO