Evangelizar no Brasil cada vez mais urbano

A missão da Igreja Católica no Brasil se orienta a partir da Assembleia Geral dos Bispos, concluída no dia 10 de maio, pelas novas Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), que têm por objetivo geral:

EVANGELIZAR no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude.

Todos reconhecemos o predomínio da cultura urbana. Podemos mesmo dizer que o modo de viver na grande cidade também está presente nos vilarejos e na zona rural. E o evangelho sabe dialogar com a cidade, sabe levar alegria ao seu coração. Afinal, o evangelho humaniza os relacionamentos e, a partir deles, aquece os ambientes, inclui quem corre o risco de ficar do lado de fora, na “não existência” em meio à multidão.

As novas Diretrizes (DGAE 2019 – 2023) serão objeto de estudo e aprofundamento nas Dioceses do Regional Centro-Oeste. A partir delas realizaremos a Assembleia do Regional, de 18 a 20 de outubro, reconhecendo nossos meios, nosso potencial e, sobretudo, reforçando nossa comunhão para que a evangelização se desenvolva de tal modo que os frutos sejam abundantes nas dioceses, comunidades paroquiais, movimentos, pastorais e serviços.

A força renovadora da vida eclesial é a missão. Mas a base da missão urbana são as pequenas comunidades. Nas DGAE elas são designadas Comunidades Eclesiais Missionárias, uma expressão de compromisso com a pessoa humana que nelas se integra, vive a fraternidade e, a partir delas, testemunha e anuncia a Boa Nova.

Dom Waldemar Passini Dalbello

Bispo de Luziânia e Presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB