Ordenação Episcopal, um grande momento eclesial

0
374

Nesta semana, a Diocese de Uruaçu se prepara para viver um grande momento eclesial: a ordenação episcopal de Mons. José Francisco Rodrigues do Rêgo, bispo eleito para a Diocese de Ipameri-GO.

Além de ser um singular acontecimento na vida pessoal deste nosso irmão, é um acontecimento eclesial, portanto, toca a você cristão católico. Mons. José Francisco vivia no entorno do Distrito Federal quando foi alcançado mais explicitamente pelo chamado de Deus a se consagrar inteiramente pelo seu Reino. Este nosso irmão foi acolhido nesta Diocese, por Dom José Silva Chaves, ao ingressar no Seminário São José, em Uruaçu. E assim, Mons. José Francisco seguiu os passos da formação presbiteral, foi ordenado diácono, presbítero e agora bispo.

Ao longo deste percurso, Mons. José Francisco se fez presente nesta Igreja Particular como também esta Igreja se fez presente na vida dele por meio dos ministros ordenados, religiosos e religiosas, leigos e leigas que contribuíram para que os sentimentos de Cristo fossem os sentimentos dele também. É o belo mistério da Igreja-mãe que gera e forma seus filhos para a missão e para a eternidade.

Mons. José Francisco se torna bispo pela prece da Igreja feita por um sucessor dos apóstolos. Neste caso é Dom José Silva Chaves, assistidos por Dom Messias e por Dom Adair. Sua oração é sustentada pela Igreja, isto é, por nós batizados peregrinos nesta terra e pelos irmãos nossos já na glória do céu, convidados a orar “para que Deus todo-poderoso derrame com bondade e largueza a sua graça sobre este servo, escolhido para o serviço da Igreja” (Rito da Ordenação). É o Povo de Deus que se une para invocar a unção divina sobre um de seus membros, nosso irmão.

Após esta prece, Dom Francisco, como assim deseja ser chamado, se coloca ainda mais a serviço de sua mãe-Igreja como fiel custódio do depositum fidei, testemunha da esperança e um discípulo missionário bispo anunciador da redenção divina operada pela páscoa de Jesus Cristo.

Por isso é um evento eclesial. Este padre chegou aqui por causa de você, de sua oração, de seu testemunho, de sua ajuda material. Com certeza a pessoa que você é também o é por causa dele, na perspectiva da comunhão do gênero humano.

Por isso, convido-lhe a estar mais perto de Mons. José Francisco, através da intercessão por ele, nestes dias que antecedem a sua ordenação. Venha também participar deste acontecimento eclesial. É neste domingo, dia 04 de agosto, às 9h, na quadra do Seminário São José, em Uruaçu.

Imaculado Coração de Maria, nosso padroeiro diocesano, sede a nossa salvação!
Deus lhe abençoe.

Pe. Francisco Agamenilton Damascena
Administrador Diocesano