Um novo ano cheio de graças

Iniciou-se o ano 2020. Ele traz consigo a graça divina, pois desde quando o “Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14), o tempo se tornou lugar de Deus.

Seguindo o cronograma diocesano de pastoral 2020 podemos encontrar Deus tão perto de nós. As várias iniciativas e eventos evangelizadores trazem um presente divino para você. Por isso, convido-lhe a participar vivamente do que é proposto. Desde já, agradeço ao Clero e a todos os coordenadores e suas equipes por favorecerem o encontro pessoal e comunitário dos fiéis com Jesus Cristo.

Dentre os eventos, destaco alguns. Eles nos inspiram gratidão a Deus e renovam nossa fé, esperança e caridade.

O primeiro deles é a visita ad limina apostolorum, de 08 a 17 de fevereiro. Trata-se de “ver a Pedro”, hoje Papa Francisco. É um gesto de raízes bíblicas (cf. Gl 1,18.2,2). Junto com os bispos e administrador diocesano do Regional Centro-Oeste CNBB irei a Roma para expressar a comunhão e afeto de nossa Igreja Particular de Uruaçu com o Santo Padre. Também acolherei sua exortação e a trarei a vocês para juntos caminharmos com Cristo e sua Igreja de modo sempre mais evangélico. Levo você em meu coração e lhe asseguro em minhas orações junto às tumbas dos apóstolos Pedro e Paulo.

A Campanha da Fraternidade – Fraternidade e vida: dom e compromisso – cuja abertura se dará na Quarta-feira de Cinzas, é uma excelente oportunidade para as comunidades crescerem no serviço-caridade. Isto poderá acontecer ao dedicar maior cuidado às famílias, crianças, idosos, enfermos, encarcerados, dependentes químicos, enlutados e a outras realidades locais mediante o serviço das respectivas pastorais.

Celebraremos dois grandes jubileus de ouro: Encontro de Casais com Cristo, dia 17 de maio, e Renovação Carismática Católica, 11 a 13 de setembro. Essas duas expressões eclesiais são geradoras de vida nova em Cristo e de muitos discípulos missionários em nossa diocese. Quanta gratidão ao ECC e à RCC!

Pedimos a Deus operários para a sua messe e Ele nos atendeu. Estão previstas ordenações sacerdotal, dia 28 de junho, e diaconal, 19 de julho. Acolheremos novos membros no Clero diocesano. Isto significa maior possibilidade de Deus alcançar mais pessoas por meio de ministros ordenados. Muito obrigado, Senhor!

Unidos à Igreja Católica no Brasil, celebraremos o XVIII Congresso Eucarístico Nacional, em Olinda e Recife, nos dias 12 a 15 de novembro. Com o tema “Pão em todas as mesas”, queremos ser um sinal autêntico de fé na Eucaristia e de caridade para com o próximo.
Neste ano Dom José Silva Chaves, nosso bispo emérito, completa 90 anos de vida, dia 15 de maio, e 65 anos de sacerdócio, no dia 08 de dezembro. Ao lado dele está Padre Carlos Antônio Vicente no seu jubileu de prata sacerdotal: 25 anos, no dia 10 de dezembro. São vidas ofertadas por amor ao Reino de Deus. Nossa gratidão a estes grandes sacerdotes construtores de nossa história diocesana que alcança seus 63 anos.

Por fim, esperamos a chegada do nosso novo bispo diocesano. Quem sabe ele chegue neste ano! Assim, veremos o rosto e saberemos o nome da pessoa por quem tanto rezamos. Enquanto isso não acontece, perseveremos na oração a Deus a fim de que Ele nos envie um apóstolo segundo o seu coração de bom pastor.

Queridos diocesanos, 2020 já começou. Em cada celebração, em cada encontro ou reunião, em cada novena ou retiro, em cada romaria, em cada “deu certo” ou “não deu certo”, lá está Deus para nos santificar, pois este é o seu desejo e por isso é o único objetivo da vida pastoral diocesana.

No passar do tempo, permaneçamos unidos a Maria que, em seu Imaculado Coração, nos guarda, nos protege e nos anima no discipulado.

Deus está no meio de nós e caminha conosco. Sigamos firmes na esperança, na fé e na caridade.

Fraternalmente.

Pe. Francisco Agamenilton Damascena