Pe. Francisco Agamenilton: “Este é o ministério do Administrador Diocesano: zelar da diocese da mesma forma que se cuida da noiva que aguarda o noivo chegar”

2013

O Administrador Diocesano de Uruaçu, padre Francisco Agamenilton Damascena, eleito na manhã do dia 19 de fevereiro, foi apresentado em missa presidida por ele mesmo, na noite desta quarta-feira, dia 20, na Paróquia Sant’Ana, em Uruaçu. Concelebraram com ele diversos padres, entre eles o decano do Colégio de Consultores, padre Aldemir Franzin, que fez o anúncio e apresentou o Administrador Diocesano, e o pároco da Paróquia Sant’Ana e cura da Catedral, padre José Francisco.

Logo no início da celebração, a ata da eleição canônica foi lida pelo chanceler da Diocese, padre Edilson Ribeiro. Após a apresentação e leitura da ata, o Administrador conduziu a celebração na Catedral que estava lotada de fiéis. Em sua homilia, padre Agamenilton refletiu sobre a liturgia do dia (Gn 8,6-13.20-22) destacando o sentido da Arca de Nóe. “Essa arca foi compreendida como um sinal de Jesus Cristo. Noé e os demais se salvaram porque entraram na arca que é uma figura de Jesus. Quem entra no coraçÃO de Jesus, quem comunga da vida de Jesus, quem pela fé aceita Jesus como seu único Senhor e salvador, é salvo”.

Em relação ao Evangelho (Mc 8,22-26) o Administrador Diocesano comentou que na Igreja estão os caminhos de salvação. “O evangelho de hoje fala do milagre de Jesus para aquele homem que perdeu a visão. Por meio da palavra do Senhor quanta coisa podemos encontrar. Por meio da Palavra de Deus, e dos ensinamentos da Igreja, como nossa visão pode se ampliar e ver que além do mar desta vida tem mais vida”.

Eleição
Já sobre sua eleição, padre Agamenilton disse por que aceitou esse serviço. “Eu aceitei esse serviço, esse ministério da Igreja, e eu estou aqui diante de vocês, de Deus, dessa diocese, para servir, ajudar essa Igreja que nos gera dia a dia para a vida eterna, principalmente, para cuidar, zelar da diocese da mesma forma que se cuida da noiva que aguarda o noivo chegar. Nós estamos em Cristo”.

O Administrador também explicou que a Sé (sede) está vazia por algum tempo. Não ouvimos mais o nome do bispo nas celebrações e, nesta situação, surge o ministério para o qual ele foi eleito pelo Colégio de Consultores. “Vou prestar esse serviço de cuidar da diocese para prepará-la para receber o seu bispo, como João Batista que preparou o povo para receber o Cristo. Eu estou aqui como João Batista para prepará-los e a mim também, pois estou na diocese, em nome do Senhor. Não sabemos quando, nem de onde. Sabemos que ele (novo bispo) vem e a minha prece é que venha sem demora, que venha ligeiro”, declarou sob risos da assembleia.

Ele explicou aos presentes ainda que a sua função é temporária até que o bispo chegue e que ele (padre Agamenilton) não é bispo, mas um padre como os demais da diocese. “A Igreja me dá certos poderes para esta função, mas que se traduzem em serviço, em preparar esta noiva para acolher o seu futuro bispo”. Outra coisa que ele fez questão de deixar claro, é que a função não o torna mais próximo de se tornar um bispo. “Sou Padre, embora já digam por aí que estou mais próximo de ser um bispo. Os planos de Deus só ele sabe. A lógica de Deus não é essa da carreira. Administrar a Diocese é um serviço que começou ontem e vai até o dia da chegada do nosso futuro bispo. Então vocês vão ensinando, catequizando e isso serve até para a gente se purificar dessa visão mundana do carreirismo porque a lógica de Deus é a do serviço. Conto com a ajuda do Colégio de Consultores. Esta é uma administração colegiada. Eu rezo por vocês e vocês rezam por mim, me ajudem, deem dicas, sintam liberdade disso e me coloco à disposição da diocese para esta tarefa. Estou aqui par ajudar os padres, os diáconos, consagrados, religiosos, leigos, ajudar o povo de Deus a viver esse momento da arca. Deus está conosco, caminha com a gente e não desampara. O melhor vem depois. Todos continuam com suas missões”, ressaltou.

Padre Agamenilton explicou, por fim, que após a posse do Dom Messias na Diocese de Teófilo Otoni (MG) continuam em suas funções: os cargos provisionados, os coordenadores de pastorais, os vigários forâneos, os conselhos e os cargos do padre Crésio Rodrigues, de vigário judicial; do padre Edilson Ribeiro, de Chanceler e do padre Antônio Teixeira, de ecônomo. “Não teremos a figura do vigário geral que até então era desempenhada pelo padre José Francisco, mas ele continua pároco da Paróquia Sant’Ana e cura da Catedral. A arca segue em meio às sombras, luzes e graças”, concluiu.

Fotos: José Tomaz/Paróquia Sant’Ana