Dar uma pausa nas atividades pastorais para participar do Retiro Espiritual é um momento de abastecimento. Tempo de graça para escutar o que Deus tem a dizer no sentido de os padres fortalecerem a sua vontade de ser sacerdotes, de doação pelo povo, de revisão das ações pastorais.

Na Diocese de Uruaçu, o Retiro anual do Clero aconteceu nos dias nos dias 18 a 22 de março, no Santuário de Nossa Senhora d’Abadia do Muquém e teve como pregador, o arcebispo de Curitiba (PR) Dom José Antônio Peruzzo. Entrevistado, ele disse quais foram suas impressões sobre o retiro. “Foram dias muito intensos de reflexão bíblica com ênfase no silêncio, na leitura orante da Palavra. Eu já disse ao Administrador Diocesano, Pe. Francisco Agamenilton: eu levo uma boa impressão desse Clero. Jovem, parece que tem uma boa formação teológica e a gente percebe pelas intuições e reflexões que são pensamentos radicados em belas experiências reflexivas. Vejo o gosto pela pastoral”, afirmou.

Dom Peruzzo ainda pediu aos leigos da Diocese de Uruaçu que tenham amor pela Palavra de Deus, sobretudo a partir do cultivo da leitura orante. “Gostaria de recomendar aos leigos que ajudassem seus padres a proteger suas vidas pela leitura orante da palavra. Queridos leigos, questionem os sacerdotes, peçam a eles que lhes ensinem a leitura orante da Palavra para que tenham intimidade com a sagrada escritura, deixe que o Senhor lhes fale todos os dias. Conversamos com tanta gente, sobre tantos assuntos, alguns deles até que empobrecem a nossa interioridade. Vamos reservar algum tempo para diálogos com o Senhor. Isso qualifica a nossa fé e aprofunda o nosso modo de ser cristão”, declarou.

O Administrador Diocesano, por sua vez, Pe. Francisco Agamenilton, disse que o Retiro foi um momento de interiorização, de alimento pela palavra de Deus que fortaleceu o Clero de Uruaçu a continuar na missão de evangelizar. “Esse Retiro do Clero 2019 foi para nós um momento de encontro pessoal com Jesus Cristo especialmente na sua Palavra. A Igreja tem nos ensinado muito que a Palavra de Deus é onde podemos fazer o nosso encontro com Jesus Cristo e esse retiro foi para comprovar que a Igreja estava certa ao dizer isso porque aqui nestes dias pudemos encontrar Jesus Cristo vivo e assim refizemos nossas forças para prosseguirmos decididamente na missão, alimentados pela Palavra e pela Eucaristia. Foram dias muito bons, de muita graça e agora podemos voltar às nossas comunidades, refeitos e prosseguir na missão”, afirmou.