A Diocese de Uruaçu
Histórico
Com a criação da diocese de Funchal (Ilha da Madeira), em 1514, passou o Brasil para a jurisdição desta Igreja. Em 28 de fevereiro de 1550, o Papa Júlio III cria o primeiro Bispado do Brasil com sede na cidade de Todos os Santos na Bahia, a cujo báculo pertenciam todos os lugares da Terra de Santa Cruz. Neste mesmo século, o Papa Gregório XIII cria, em 19 de julho de 1576, a Prelazia do Rio de Janeiro, a qual, em 16 de novembro de 1676, se torna diocese pelo Pontífice Inocêncio XI.
Em 6 de dezembro de 1745, o Papa Bento XIV subdivide a vastíssima Diocese do Rio de Janeiro, criando assim, as dioceses de São Paulo, de Mariana (MG), e as duas prelazias de Goiás e Cuiabá.
Somente em 15 de julho de 1826 o Pontífice Leão XII assina a Bula: “Sollicita Gegis Cura”, erigendo em Diocese a Prelazia de Santa Ana de Goiás.
Até que em 25 de julho de 1924 com a Bula “Ad Pastorale Múnus” criou-se a Prelazia de São José do Alto Tocantins. Depois de 32 anos de existência a Prelazia é extinta dando lugar à Diocese de Uruaçu, criada em 26 de março de 1956, com a Bula “Cum Territorium” completando neste ano de 2006, 50 anos de existência.
Criação da Diocese
Criada em 26 de março de 1956, pelo Papa Pio XII, por meio da bula Cum Territorium. A instalação se deu em 30 de maio de 1957.
O Prelado Dom Francisco Prada Carrera, CMF, esteve à frente da Prelazia desde 19 de maço de 1946, permanecendo ainda na Prelazia como Administrador por oito anos, como Bispo por onze anos, dirigindo a Prelazia de 19 de março de 1938 até à sua transferência para a recém-criada Diocese de Uruaçu, tomando posse em 30 de maio de 1957, perfazendo 30 anos de longo e frutuoso ministério episcopal.
BISPOS
1º Dom Francisco Prada Carrera (1956 a 1976)
2º Dom José Silva Chaves (1976 a 2007)
3º Dom Messias dos Reis Silveira (2007 a 2019)
Em 1968, é sagrado o Padre José Silva Chaves Bispo Titular de Rusubbicari e Auxiliar de Uruaçu. Permaneceu neste encargo por um ano, sendo nomeado Administrador “sede plena” da Diocese, embora o Titular conservasse ainda o título de Diocesano, mas sem o ônus de administrar a Diocese. O Administrador permaneceu por sete anos nesta função à frente da Diocese.
Em 1976 o Administrador é nomeado Bispo Diocesano e toma posse em 22 de agosto do mesmo ano. Nesta longa caminhada a Diocese de Uruaçu vem implantando o Reino de Deus nessas plagas goianas. Alguma coisa já se fez no campo pastoral, vocacional, educacional, promocional, graças á semente lançada pelos desbravadores missionários claretianos que nos antecederam e o dinâmico clero e leigos engajados.
Damos graças a Deus por tantos benefícios derramados durante esses longos e frutuosos anos, sobre a nossa Diocese, por intermédio do Imaculado Coração de Maria, nossa valiosa Padroeira.
Situação Geográfica
Norte central do Estado de Goiás. Limites: Dioceses de Porto Nacional (TO-GO), Formosa (GO), Luziânia (GO), Anápolis (GO), Goiás (GO), Rubiataba-Mozarlândia (GO) e Prelazia de Cristalândia (TO-GO).
Municípios
Alto Horizonte, Amaralina, Barro Alto, Campinaçu, Campinorte, Campos Verdes, Estrela do Norte, Formoso, Goianésia, Guarinos, Hidrolina, Itapaci, Mara Rosa, Minaçu, Montividiu do Norte, Niquelândia, Nova Iguaçu de Goiás, Pilar de Goiás, Rialma, Rianápolis, Santa Isabel, Santa Rita do Novo Destino, Santa Tereza de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, São Luiz do Norte, Trombas, Uruaçu.
Mapa da Diocese

A Diocese de Uruaçu foi criada em 26 de março de 1956, pelo Papa Pio XII, por meio da bula Cum Territorium. A instalação se deu em 30 de maio de 1957. Segundo o censo do IBGE de 2019 a população total da diocese de Uruaçu estimava-se em 315.793 pessoas, com uma superfície de 36.223.729 Km². A diocese possui ainda 35 paróquias, em vinte e sete municípios e está dividida em cinco foranias.
A Forania é o lugar no qual as comunidades paroquiais, em espírito de comunhão, se reúnem para coordenar a ação pastoral de modo colegiado, concretizando de modo específico as diretrizes e indicações da Igreja universal e da particular promovendo o estudo e as soluções das problemáticas específicas dos diversos contextos – pastorais e socioculturais – das realidades em que se encontram.
✔ Forania São Mateus composta por sete paróquias, representada pela cor púrpura, a cor que os reis se vestiam. Este evangelista é o que mais enfatiza a Realeza de Jesus. “Venha o teu Reino, seja feita a tua vontade na terra, como no céu.” (Mt 6, 10).
✔ Forania São Marcos é formada por seis paróquias, no mapa é evidenciada na cor branca, a cor da pureza e da santidade. “O que sai do homem, é isso que o torna impuro.” (Mc 7, 20)
✔ Forania São Lucas compreende sete paróquias é exposta na cor laranja, elucidando o encorajamento, a confiança, a comunicação de Deus Pai na encarnação do Verbo, plenitude da Revelação Divina. “Eis que conceberás em teu seio e darás a luz um filho, e o chamarás com o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai.” (Lc 1, 31-32)
✔ Forania São João contém sete paróquias, retratada na cor amarela, expressa a claridade, a luz, a alegria da filiação divina. “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. (Jo 8, 12)
✔ Forania São Paulo abrange oito paróquias é demonstrada na cor vermelha, que lembra o manto do Apóstolo que significa o seu martírio, a paixão, a cruz como expressão máxima do amor de Deus e salvação dada a toda humanidade. “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Desde já me está reservada a coroa da justiça, que me dará o Senhor, justo juiz, naquele Dia; e não somente a mim, mas a todos os que tiverem esperado com amor sua Aparição.” (2Tm 4, 7-8)
Brasão

Clique aqui e baixe o Brasão da Diocese em alta resolução
Descrição
De blau com um coração de goles cercado por uma coroa de rosas de argente com um resplendor de jalde, tendo em ponta um mar de argente ondado de blau; chefe de jalde com uma águia e sable. O escudo pousado sobre uma cruz e um báculo decussados, tendo por timbre uma mitra.
Interpretação
O campo de blau (azul) representa o manto da Virgem Santíssima, no centro do qual está o Imaculado Coração de Maria, sob cuja proteção está posta a Diocese, e sendo de goles (vermelho) simbo-liza o fogo da caridade inflamado nos corações pelo Divino Espírito
Santo, bem como valor e socorro aos necessitados.
A coroa de rosas representa as alegrias de Nossa Senhora, sendo que por seu metal argente (prata) simboliza a inocência, a castidade e a pureza. O resplendor é a luz irradiada do Coração Imaculado de Maria para todo o território da Diocese e, sendo de jalde (ouro) traduz: nobreza, autoridade, premência, generosidade, ardor e descortínio.
O mar de prata representa a re-presa da Serra da Mesa, que banha parte importante da Diocese e seu metal (prata) e sua cor (azul) têm o significado já descrito acima.
O chefe de jalde representa as ricas terras do Estado de Goiás, sendo que seu metal jalde (ouro), tem o significado já descrito e a águia é arma falante, em referência ao nome da Diocese e da cidade episcopal, que em língua tupi significa “Ave Grande”, sendo que seu esmalte sable (preto) simboliza: sabedoria, ciência, honestidade, firmeza e obediência ao Sucessor de Pedro.
A cruz é símbolo da fé cristã e o báculo, bem como a mitra que serve de timbre, são símbolos da autoridade episcopal.
Padroeira
A Diocese de Uruaçu tem como padroeiro o Imaculado Coração de Maria, celebrado um dia após a celebração do Sagrado Coração de seu filho Jesus.
A devoção consiste na veneração ao seu co-ração carnal, unido à pessoa dela, como sím-bolo do amor, especialmente o seu amor para com o Divino Filho, suas virtudes e sua vida interior. Esta devoção foi incentivada por S. João Eudes, no sé-culo XVII e o Papa Pio VII a permissão para festa no ano de 1805. Motivado pelas aparições de Fátima, o Papa Pio XII, em 31 de outubro de 1942 consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria e em 4 de maio de 1944 determinou que a sua festa fosse celebrada em todas as Igrejas do Ocidente no oitavo dia da Assunção.
Catedral

Dedicação: 17 de julho de 2002 – 19 anos
Endereço:
Rua Leopoldo de Bulhões, n. 17 – Caixa Postal 04
76.400-000 – Uruaçu, GO
Fone: (62) 3357-1230