Encontro de Avaliação 2017 e Planejamento 2018 do Regional Centro-Oeste da CNBB

Nesta quinta, 23, e sexta, 24, estão reunidos no Centro Pastoral Dom Fernando, em Goiânia, os bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB formado pelas dioceses do Goiás, Distrito Federal e Arquidiocese Militar. Juntamente com eles se encontram padres, diácono, religiosas e religiosos e vários leigos representantes destas dioceses e coordenadores de pastorais, de movimentos e de organismos da Igreja.
A diocese de Uruaçu está representada pelo bispo Dom Messias e os padres Wolney, Gilson Jardene, Elias, Agamenilton, Beneval e Luvanor.
A quinta-feira foi dedicada à reflexão sobre a Iniciação à Vida Cristã. Para isso contou-se com a assessoria de Dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar de Porto Alegre (RS). Esta temática é uma das urgências da ação evangelizadora da Igreja no Brasil e tema do último documento da CNBB (Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários, documento 107). Como diz o subtítulo, trata-se de um itinerário cujo objetivo é iniciar a pessoa na vida de Cristo, ou seja, conduzir a pessoa a um encontro pessoal com Jesus Cristo, conformar-se a Ele e ser dele revestido, o que desperta o cristão para a missionariedade. Esta ação evangelizadora toca a totalidade da pessoa e envolve o trabalho da inteira comunidade cristã. Um especial destaque, segundo o documento mencionado, é para a catequese. Esta é chamada a ser um espaço de iniciação a vida cristã e não simplesmente um período de preparação para a recepção de um sacramento.
O encontro prossegue nesta sexta-feira com a avaliação dos trabalhos pastorais e indicações para o ano de 2018 dedicado à Família, no Regional Centro-Oeste, e ao Laicato em âmbito nacional.
A diocese de Uruaçu realizará sua avaliação pastoral nos próximos dias 01 e 02 de dezembro, no Centro de Treinamento de Lideranças, em Uruaçu.

Coordenação de Pastoral da Diocese de Uruaçu