Frades Poloneses atuaram na implantação de paróquia na Diocese de Uruaçu

Diocese de Uruaçu teve a graça de acolher três frades Poloneses, que serviram a cidade de Uruaçu, ajudando na implantação de uma paróquia. Conterrâneos de grandes santos como São João Paulo II e Faustina Kowalska, atuaram como pároco e vigários.  Na década de 1970, vieram direto da Polônia e ajudaram na formação da Paróquia São Sebastião, de Uruaçu.

A foto abaixo foi tirada em 1975, em frente à casa paroquial, da Paróquia São Sebastião. Na foto, da esquerda para a direita: Dona Necy Monturil (de preto, ao fundo), Frei Marcos, Frei Francisco, Dom José Silva Chaves, segundo Bispo de Uruaçu (hoje Bispo emérito, residente em Goiânia), Frei Agostinho, missionário “Remijo”, Padre Juarez (de camisa branca, ao fundo) e Frei Euzébio.

frades poloneses em uruaçu
Segundo Anuário Diocesano de Uruaçu, os freis atuaram nas seguintes funções:
28/05/1975 – Frei Stefan Augustyn Janunevicz, OFMConv (pároco)
15/06/1975 – Frei Marcos Henrique Ignaszewski, OFMConv (vigário cooperador)
12/07/1981 – Frei Eusébio Wargulewski, OFMConv (vigário). (1981-1987) .

Fonte: Padre Francisco Agamenilton Damascena. Acervo  de  Necy Monturil  e família e Relato de Ivan Monturil.