Plano Diocesano de Pastoral (2015 – 2019) da Diocese de Uruaçu

Com alegria trazemos até você o Plano Diocesano de Pastoral da Diocese de Uruaçu, para os anos de 2015 à 2019. Logo abaixo, apresentação do plano por Dom Messias. Clique AQUI e faça download do arquivo completo em PDF.

APRESENTAÇÃO (Por Dom Messias dos Reis Silveira, Bispo da Diocese de Uruaçu)

Na avaliação Pastoral ocorrida em dezembro de 2014, chegou-se à compreensão que o Plano de Pastoral aprovado em 2009, por ocasião da XXIX Assembleia Diocesana de Pastoral, muito ajudou a conduzir os rumos de nossa Diocese nestes últimos tempos. Constatou-se também que muitos dos desafios continuam abertos. Concluiu-se assim que ao invés de construir um Plano totalmente novo, deveríamos reajustá-lo, fazendo as devidas atualizações. A partir de então, uma comissão iniciou os trabalhos.

As adaptações levaram em consideração as contribuições do Magistério da Igreja, mais especificamente a Evangelii Gaudium, o Documento 102 da CNBB: Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015 – 2019, a Laudato Si, a Carta Pastoral “Sete Cestos Cheios”, a Assembleia Povo de Deus do Regional Centro-Oeste e as diversas contribuições vindas das consultas realizadas na Diocese através de seus organismos de pastorais.

Várias reuniões aconteceram para se chegar a um texto que foi levado para Assembleia Diocesana. Em relação ao texto anterior houve um enxugamento, retirando o que já havia alcançado e outras referências que não mais constavam como fazendo parte da realidade diocesana. Houve um ajuste pedagógico, colocando as propostas de ações dentro das cinco urgências pastorais definida s na Assembleia do Episcopado Nacional.

O texto reelaborado ainda recebeu emendas durante a Assembleia Diocesana, foi avaliado e finalmente aprovado. A Diocese de Uruaçu agora tem um novo Plano de Pastoral. É preciso haver empenho para que o mesmo seja colocado em prática e alcance os objetivos almejados. Sabemos que não basta ter um Plano Pastoral, é preciso executá-lo. Para facilitar a sua execução, vamos constituir comissões para fazer os encaminhamentos necessários. É importante que nas assembleias paroquiais e forâneas, nas avaliações de pastorais e movimentos, este Plano seja luz para nossos passos e o principal instrumento de trabalho. Esse plano representa para nós a sinodalidade de nossa Igreja Diocesana.

Que o Imaculado Coração de Maria abençoe nossas ações nesta nossa amada Diocese de Uruaçu. Nossa motivação para agir, iluminados pelo Plano Pastoral, deve partir da consciência de que realizamos uma ação sinodal, que “a alegria do Senhor é nossa força” (Ne 8,10) e que a Igreja sempre agiu em comunhão.

Dom Messias dos Reis Silveira
BISPO DIOCESANO