Retiro do Clero da Diocese de Uruaçu: tempo de escuta, meditação e recolhimento

Nos dias 26 de fevereiro a 2 de março, os padres da Diocese de Uruaçu, participaram com o bispo Dom Messias dos Reis Silveira, do Retiro do Clero, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora D’Abadia de Muquém, no município de Niquelândia. O retiro foi orientado pelo biblista padre Eugênio João Mezzomo, missionário da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas). Ele atua na Arquidiocese de Curitiba (PR). O pregador, como é chamado aquele que orienta o retiro, refletiu sobre vários temas: A ideia de Deus; como encontrar a Deus; Eucaristia-sacrifício; e devoção Mariana. Além dos padres diocesanos, participaram do retiro os padres religiosos claretianos e quatro diáconos, sendo três deles transitórios e um permanente.
Durante o retiro, o pregador refletiu ainda sobre as diversas dimensões da vida do Ministro Ordenado. Isso, considerando-o como um ser de relações; consigo mesmo, com o próximo e com Deus. Foram momentos privilegiados também de intimidade com Deus a Eucaristia diária, a Oração da Liturgia das horas, O Ofício da Imaculada Conceição, a Via-Sacra, a Adoração e a Celebração Penitencial.
Em sua exposição, padre João comentou a carta de São Paulo aos Romanos (8,14-17), trecho que explica que nós não recebemos um espírito de escravos, e ressalta que aqueles que são conduzidos pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus. “Temos que olhar para Deus, com os olhos de Cristo, para não nos enxergarmos como escravos, mas verdadeiramente como filhos”, afirmou.
Para o bispo, o retiro foi muito importante e um marco na vida dos padres neste início de ano. O ambiente escolhido também contribuiu muito, segundo ele. “Com certeza esse retiro marcou nossas vidas, sobretudo porque o Santuário de Nossa Senhora d’Abadia nos convida à oração. Ali, naquele silêncio edificante, todos tem a oportunidade de fazer suas preces, ouvir a mensagem e elevar seu pensamento a Deus. Podemos dizer que retornamos abastecidos para a nossa missão. O clero reunido teve a oportunidade de ouvir a mensagem que Cristo quis transmitir a todos nesses dias. Muitas pessoas estiveram unidas a nós e fizeram suas orações para que o nosso retiro fosse frutuoso. Quando o sacerdote melhora a qualidade da sua vida humana e espiritual a comunidade também cresce junto, se transforma. Assim, acreditamos profundamente que este retiro trará muitos benefícios à nossa diocese”, declarou Dom Messias.
Na Celebração Eucarística de encerramento, o bispo convidou todos os presbíteros e diáconos a regressarem para suas comunidades com o espírito renovado, na alegria e na força que vem do Senhor.
O Retiro Espiritual é sobretudo um tempo de escuta, meditação e recolhimento do coração. Sabendo que a oração é a vida do coração novo (CIC 2697).
Veja todas as fotos. Clique aqui