Cardeal Tagle sobre generosidade na Quaresma: com o coração aberto

“A prática de dar esmola nos ajuda a crescer na caridade e na generosidade. Além disso, nos ajuda a reconhecer o Senhor Jesus nos pobres e nos necessitados. É um percurso que pode levar à conversão: aproximando-nos dos nossos irmãos e irmãs, aproximamo-nos de Deus mesmo”, afirma o purpurado em Carta pastoral.

O arcebispo de Manila, nas Filipinas, e presidente da Caritas Internacional, cardeal Luis Antonio Tagle, lança um apelo aos fiéis do país do sudeste asiático a ser mais generosos e disponíveis neste período da Quaresma.

Na Carta pastoral para este período litúrgico, ao ressaltar que a “Quaresma é um momento especial para a renovação e a conversão, um tempo para voltar-se para Deus”, o purpurado exorta os fiéis filipinos a “apoiar o esforço humanitário de ‘Alay Kapwa’, programa anual de evangelização e coleta de fundos que há décadas a arquidiocese dedica aos mais necessitados, sobretudo após as calamidades naturais.

Reconhecer o Senhor Jesus nos pobres e necessitados
“A prática de dar esmola nos ajuda a crescer na caridade e na generosidade. Além disso, nos ajuda a reconhecer o Senhor Jesus nos pobres e nos necessitados. É um percurso que pode levar à conversão: aproximando-nos dos nossos irmãos e irmãs, aproximamo-nos de Deus mesmo”, afirma o purpurado na Carta pastoral.

As Filipinas são um dos países mas atingidos por catástrofes naturais. De fato, todos os anos ventos violentos e furacões se abatem sobre a nação. Através da Caritas Damayan, a Caritas de Manila responde às crises provocadas pelas calamidades.

Na Quaresma, fiéis convidados a participar de segunda coleta
As ofertas coletadas por “Alay Kapwa” durante a Quaresma serão utilizadas como fundo de emergência após desastres causados por furacões, inundações, incêndios, terremotos e outras tragédias, e nos programas de prevenção e atenuação das catástrofes.

Em todas as paróquias de Manila e para todos os seis domingo da Quaresma (de 10 de março a 14 de abril), durante as missas, a Igreja católica encoraja os fiéis a participar de um segunda coleta.

“Os fundos coletados serão destinados à Caritas Manila para nosso programa Damayan. No ano passado a Caritas Damayan ajudou as vítimas dos furacões Agaton, Josie e Ompong”, bem como os atingidos por incêndios provocados por curto-circuito na capital metropolitana, explica o arcebispo de Manila.

“Ajudamos Marawi a reerguer-se, demos assistência aos nativos lumad de Tandang e às famílias atingidas pela erupção do monte Mayon. O número cada vez maior e destrutivo de catástrofes e calamidades aos quais a Caritas Damayan responde faz de modo que os fundos ‘Alay Kapwa’ durem pouco. Esperamos poder ser mais generosos em nossos óbolos nestes tempo da Quaresma”, conclui o cardeal Tagle.

(L’Osservatore Romano)