Ano do Laicato no Brasil é “modelo” à Igreja no mundo, diz Pe. Alexandre Awi

Valorizar o papel dos leigos e leigas, ajudar a criar uma maior consciência sobre o papel deles na Igreja e também fora dela, são pontos marcantes desse Ano do Laicato que a Igreja do Brasil vive neste ano.

Padre Alexandre Awi nomeado secretário para o novo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida no ano passado, esteve no Santuário Nacional de Aparecida no último domingo (21) e falou ao A12 sobre o que representa a iniciativa para esse organismo da Santa Sé.

Segundo o secretário, o ministério dos leigos e leigas do Brasil é visto com “grande respeito” no Vaticano e serve de modelo para a Igreja no mundo.

“A iniciativa do Ano do Laicato é algo praticamente único e que tem um peso importante para a reflexão pastoral da Igreja no Brasil e, com isso, também pode servir de modelo para outras igrejas, para outras conferências episcopais como um fator de motivação pra que também em outras partes da nossa Igreja Universal se possa dar esse protagonismo, essa importância, esse lugar que o leigo realmente tem na Igreja”, destacou.

Sob a inspiração do Ano do Laicato, o Santuário Nacional de Aparecida promove em maio o 12º Congresso Mariológico. Com o tema ‘O rosto Mariano da Igreja’, a iniciativa deve apresentar Maria como modelo para os leigos.

Padre Alexandre Awi será o moderador do congresso e manifestou também a sua alegria em participar como representante do Vaticano.

“Estou muito contente de poder participar também do Congresso Mariológico que vai ser um momento em que eu vou estar presente como representante do nosso Dicastério, como representante do cardeal Kevin Farrell, que é o nosso prefeito. Ele quis que eu viesse participar desse congresso para levar essa experiência da Igreja do Brasil para Roma e também para o nosso Dicastério”, frisou.

O Congresso Mariológico acontece de 16 a 19 de maio de 2018, promovido pela Academia Marial em parceria com a Faculdade Dehoniana de Taubaté.

Por A12