Ano Santo: mais de 18 milhões de peregrinos estiveram em Roma

0
275

Mais de dezoito milhões de peregrinos foram a Roma para celebrar o Jubileu da Misericórdia. O dado foi divulgado no site oficial do Ano Santo, faltando pouco mais de um mês para o encerramento do Jubileu, que será em 20 de novembro.
De acordo com a última atualização, em 12 de outubro, a cifra exata é de 18.176.359. Trata-se de peregrinos que se registraram on line para as celebrações jubilares e para atravessar a Porta Santa da Basílica vaticana.
Este foi um Ano Santo descentralizado, com Portas Santas abertas em todas as dioceses e santuários, sem a necessidade de ir a Roma para receber a indulgência plenária. Mesmo assim, muitos fiéis de todo o mundo não deixaram de fazer a peregrinação que já é tradicional em um Jubileu.
No último período, contribuíram para o aumento dos peregrinos eventos como o Jubileu Mariano e a cerimônia de canonização de sete novos santos, no último domingo, 16, com 80 mil pessoas na Praça São Pedro.
Agora, o Ano Santo entra na reta final. Neste sábado, 22, o Papa Francisco realizará a penúltima audiência jubilar. Domingo, 6 de novembro, está programado o Jubileu dos encarcerados, que levará ao Vaticano detentos de várias prisões italianas. No final de semana sucessivo (11-13 de novembro), haverá o Jubileu dos moradores de rua, com outra audiência jubilar, o encontro e a missa do Papa com os sem-teto. No domingo, 13 de novembro, está marcado o fechamento das Portas Santas nas basílicas papais de São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros, com cerimônias presididas pelos respectivos arciprestes.
Por fim, com a presença dos cardeais de todo o mundo, haverá no sábado, 19, a realização de um Consistório e domingo, 20, festa de Cristo Rei, a celebração eucarística para a conclusão do Ano Santo Extraordinário, com o rito de fechamento da Porta Santa da Basílica de São Pedro.
Por Rádio Vaticano