Bento XVI: com o pontificado do Papa Francisco, continuidade

0
456

O Papa emérito Bento XVI escreveu uma carta ao Prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, Mons. Dario Edoardo Viganò, sobre a continuidade com o pontificado do Papa Francisco.

A missiva foi escrita por ocasião da apresentação da coletânea “A Teologia do Papa Francisco”, da Livraria Editora Vaticana (LEV), ontem, segunda-feira (12/03), na coletiva de imprensa realizada, em Roma, na Sala Marconi da Secretaria para a Comunicação-Rádio Vaticano.

“Aplaudo esta iniciativa que se opõe e reage ao preconceito tolo segundo o qual o Papa Francisco seria apenas um homem prático desprovido de uma particular formação teológica ou filosófica, enquanto eu seria unicamente um teórico da teologia que teria pouco entendido a vida concreta de um cristão hoje”, escreve Bento XVI na carta endereçada a Mons. Dario Edoardo Viganò.

O Papa emérito agradece por ter recebido de presente os onze livros escritos por teólogos de fama internacional que formam a coletânea editada pelo presidente da Associação Teológica Italiana, Pe. Roberto Repole.

“Os pequenos volumes mostram com razão que o Papa Francisco é um homem de profunda formação filosófica e teológica e ajudam a ver a continuidade interior entre os dois pontificados, não obstante todas as diferenças de estilo e temperamento”, acrescenta Bento XVI.

Durante a coletiva, o novo responsável editorial da LEV, Frei Giulio Cesareo, OFM Conv., ressaltou que estão em andamento tratativas com editores do mundo inteiro.

Até agora, foram assinados acordos para a distribuição da coletânea em inglês, espanhol, francês, português, polonês e romeno.

Participaram também da coletiva, o presidente emérito do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Dom Luis Francisco Ladaria Ferrer, e o presidente da Associação Teológica Italiana, Pe. Roberto Repole.

O evento foi moderado pela jornalista vaticanista Dra. Elisabetta Lo Iacono, responsável pelo departamento de imprensa da Pontifícia Faculdade Teológica São Boaventura de Roma.

Desde de sua primeira apresentação pública na Praça São Pedro, na noite de sua eleição, ficou claro que o pontificado de Francisco se apresentava com uma novidade de estilo. Apresentar-se simplesmente como Bispo de Roma, pedir oração ao povo, no “silêncio ensurdecedor” de uma praça lotada, saudar com um simples “boa noite” os presentes, são sinais eloquentes de que estava em andamento uma mudança na “maneira de colocar-se” e na “linguagem”.

O alcance teológico de seu magistério foi examinado dentro da coletânea “A Teologia do Papa Francisco” de onze teólogos de renome internacional, que através de sua contribuição, mostram o ensinamento do Papa Francisco, as suas raízes, as novidades de seu pontificado, a continuidade com o magistério precedente e as perspectivas que abre.

Os teólogos são: Jurgen Werbick, Lucio Casula, Peter Hünermann, Roberto Repole, Carlos Maria Galli, Santiago Madrigal Terrazas, Aristide Fumagalli, Juan Carlos Scannone, Marinella Perroni, Piero Coda e Marko Ivan Rupnik.

Assista a um breve entrevista com o Mons. Dario Edoardo Viganò sobre o assunto aqui.

Por Vatican News