Cáritas promove Semana Nacional da Solidariedade

0
376

A Cáritas brasileira celebra no dia 12 de novembro 60 anos; dois grandes eventos neste mês marcam as comemorações: o V Congresso Nacional, de 9 a 13, e a Semana da Solidariedade, de 1º a 7. Pastoralidade e Transformação Social é o tema que será refletido nas duas ocasiões.
O assessor nacional da Instituição, Leon Patrick, explica que a reflexão proposta para a Semana, que começa hoje, é oportuna tanto para a Cáritas internamente, como para a Igreja e para toda sociedade.
O tema enfatiza a própria missão da Cáritas de testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo na perspectiva da defesa e promoção da vida. “Para nós a pastoralidade é a transformação social. Não dá para pensar uma pastoralidade que esteja fora desse contexto de lutas e de desejo por um outro mundo, por novas relações, pela garantia dos direitos, pela garantia da justiça social,” explica.
A Cáritas está nos lugares em que a justiça e o direito precisam ser efetivados, comenta Patrick. São 164 organizações-membros da Rede Cáritas Internacional presentes no mundo. Essa semana se torna uma ocasião também para repensar formas práticas de se fazer serviço pastoral.
“Não podemos simplesmente importar outros modelos que não estejam vinculados à realidade brasileira.”
As reflexões propostas para esses dias são motivadas ainda pela frase do Papa Francisco na Encíclica Laudato Si: “Na prática, continuamos a admitir que alguns se sintam mais humanos que outros, como se tivessem nascido com maiores direitos.” Para o assessor da Instituição, isso faz pensar na prática da justiça e da dignidade.
Semana da Solidariedade
A Semana da Solidariedade, que é celebrada pela Cáritas há muito tempo, passou a ser mais abrangente no ano 2000, envolvendo desde as comunidades atendidas, paróquias, dioceses até a coordenação nacional.“Temos potencializado essa semana pensando nessa perspectiva de organização de rede.”
Além da reflexão e do diálogo, os agentes da Cáritas usam essa Semana para a prática da caridade, seja dando visibilidade para as necessidades dos empobrecidos como indo ao encontro deles.
“É uma possibilidade de fortalecer e aproximar o grupo da comunidade em que a gente está, isso nos possibilita construir processos concretos de organização comunitária, fortalecimento dos projetos. É um espaço de mostrar ações da Cáritas, mas também de colocar a luta de vários sujeitos de vários territórios para que outras pessoas também conheçam.”
Pontos de Solidariedade
A Cáritas propõe nesta Semana três ações concretas de solidariedade dependendo do território onde a atividade será realizada.
1- Trilhas da Vida: Atividades que abordem as realidades do campo, do cerrado e das matas
2- Caminho das águas: Atividades relacionadas especialmente às comunidades ribeirinhas
3- Ruas Solidárias: Atividades que envolvam as realidades urbanas
A ideia é que as pessoas se unam para refletir, partilhar, rezar, anunciar o Evangelho e denunciar a injustiça. No site da Instituição, um mapa virtual interativo vai indicar local, data e horário das ações previstas.
Ano da Misericórdia
A Cáritas celebra o Jubileu dos 60 anos, o V Congresso e a Semana da Solidariedade no contexto do Ano da Misericórdia. O assessor da Instituição destaca o papel do Papa Francisco que tem exortado sobre a necessidade de escutar e dar voz aos empobrecidos.
“Pensamos a perspectiva da misericórdia, do amor em movimento, dessa solidariedade que não é assistencialista mas, na perspectiva da promoção da libertação, da construção, da autonomia do sujeito.”
Por Canção Nova