Catequeses sobre a Missa: Papa reflete sobre a liturgia eucarística

A Liturgia Eucarística, outra parte da Santa Missa, foi o tema da catequese do Papa Francisco nesta quarta-feira, 28. Francisco explicou aos fiéis o significado dessa parte da celebração, a começar pela apresentação das ofertas. O Papa deu ênfase para a necessidade de sempre olhar para o altar que é Cristo, o centro da Missa.

“Quando nós nos aproximamos do altar para celebrar a Missa, a nossa memória vai ao altar da Cruz, onde foi feito o primeiro sacrifício”, destacou o Papa, explicando que, na oração eucarística, dá-se graças a Deus pela obra da redenção e as ofertas se transformam no Corpo e no Sangue de Cristo.

Um gesto significativo é que seja o povo a levar ao padre o pão e o vinho, observou o Papa, uma vez que estes significam a oferta espiritual da Igreja ali reunida para a Eucaristia. “O povo de Deus que leva a oferta, o pão e o vinho, a grande oferta para a Missa! Portanto, nos sinais do pão e do vinho o povo fiel coloca a própria oferta nas mãos do sacerdote, que a coloca sobre o altar ou banquete do Senhor, que é o centro de toda a Liturgia eucarística. Isso é, o centro da Missa é o altar, e o altar é Cristo, sempre é preciso olhar para o altar que é o centro da Missa” enfatizou.

Francisco considerou que essa oferta dos fiéis é pouca, mas ressaltou que Cristo precisa desse pouco. “O Senhor nos pede pouco, e nos dá tanto. Pede-nos, na vida ordinária, boa vontade; pede-nos coração aberto; pede-nos vontade de sermos melhores para acolhê-Lo, Ele que oferece a si mesmo a nós na Eucaristia; pede-nos estas ofertas simbólicas que depois se tornarão o Seu corpo e o seu Sangue”.

Na oração sobre as ofertas, explicou o Papa, o sacerdote pede a Deus para aceitar os dons que a Igreja lhe oferece. “A espiritualidade do dom de si, que este momento da Missa nos ensina, possa iluminar os nossos dias, as relações com os outros, as coisas que fazemos, os sofrimentos que encontramos, ajudando-nos a construir a cidade terrena à luz do Evangelho”, concluiu o Pontífice.

A catequese de hoje foi realizada na Sala Paulo VI devido ao frio intenso no Vaticano. Nesses dias, uma forte nevasca atingiu Roma, deixando a cidade coberta de neve.

Por Canção Nova, com Boletim da Santa Sé