CELAM publica livro com documentos das cinco Conferências

0
268

livro_celam-270x300O Centro de Publicações do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) publicou um livro com os documentos conclusivos das cinco Conferências Gerais do Episcopado Latino-americano, por ocasião do 50º aniversário do Concílio Vaticano II.
Sob o título “As Cinco Conferências”, o livro é um instrumento de utilidade não só para os investigadores e estudiosos, “mas especialmente para agentes pastorais que, a pedido do Papa Francisco, buscam estar vitalmente comprometidos no seguimento do Senhor e em uma Nova Evangelização que chegue até os mais distantes e a todas as periferias, as da pobreza e as existenciais”, como diz a nota publicada por Noticelam.
Desta maneira, em mais de 900 páginas, se reúnem as orientações pastorais que deram os Bispos da América Latina e do Caribe nas Conferências Gerais celebradas no Rio de Janeiro (Brasil), no ano de 1995; em Medellín (Colômbia), em 1968; Puebla (México) em 1979; Santo Domingo (República Dominicana) em 1992, e a mais recente celebrada em 2007 em Aparecida (Brasil).
O livro, disponível no Centro de Publicações do CELAM, foi editado em duas versões; uma de luxo e outra em versão econômica.
Precisamente o Conselho Episcopal Latino-americano, criado no ano de 1955, é fruto da Primeira Conferência Geral celebrada no Rio de Janeiro. O Organismo Eclesial, cuja sede se encontra em Bogotá, foi aprovado pelo Papa Pio XII.