Conselho dos Cardeais: de C8 a C9. IOR num momento de transição

0
383

Conselho CardeaisProsseguiram, nesta quarta-feira, os encontros da quinta reunião entre o Papa Francisco e o Conselho dos Cardeais, instituído pelo Santo Padre para ajudá-lo no governo da Igreja e estudar um projeto de revisão da Constituição Apostólica Pastor Bonus sobre a Cúria Romana.
No briefing realizado, esta manhã, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, explicou que o Conselho dos Oito Cardeais passa a ser Conselho dos Nove, pois o Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, participa plenamente dos trabalhos, referindo diretamente as palavras do Papa.
Também foi abordada a situação do Instituto para as Obras de Religião (IOR). A esse propósito Pe. Lombardi disse:
“O IOR se encontra num momento de transição e desenvolvimento, natural e sereno. A contribuição de Ernst von Freyberg continua sendo muito apreciada e avaliada de forma positiva. Outros esclarecimentos serão possíveis na próxima semana depois do encontro do Conselho para a Economia que se realizará no próximo sábado.”
“Provavelmente, na próxima quarta-feira, será feita uma atualização a esse propósito. Na reunião do Conselho para a Economia serão debatidos também os Estatutos, programa de atividade e balanço anual”, disse ainda o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.
Na tarde desta quarta-feira, o Conselho dos Cardeais aborda assuntos já tratados precedentemente, como as Congregações e os Pontifícios Conselhos, “mas ainda não se pode falar de um esboço da nova Constituição sobre a reforma da Cúria”, disse ainda o jesuíta.
Respondendo aos jornalistas a propósito dos três adolescentes israelenses assassinados na Cisjordânia, Pe. Lombardi confirmou que o Rabino Chefe da Comunidade Judaica de Roma, Riccardo di Segni, pensou num encontro das famílias com o Papa, mas a situação infelizmente mudou.
Enfim, Pe. Lombardi confirmou a reunião no próximo domingo da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores.
Por Rádio Vaticano