Administrador Diocesano sugere iniciativas para o I Domingo da Palavra de Deus

0
216

Neste domingo (26) a Igreja celebra em todo o mundo, o I Domingo da Palavra de Deus. A data foi instituída pelo papa Francisco no dia 30 de setembro de 2019, por meio de Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio Aperut illis. No texto, o pontífice destaca: “estabeleço que o III Domingo do Tempo Comum seja dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus. Este Domingo da Palavra de Deus colocar-se-à, assim, num momento propício daquele período do ano em que somos convidados a reforçar os laços com os judeus e rezar pela unidade dos cristãos. Não se trata de mera coincidência temporal: a celebração do Domingo da Palavra de Deus expressa uma valência ecumênica, porque a Sagrada Escritura indica, a quantos se colocam à sua escuta, o caminho a seguir para se chegar a uma unidade autêntica e sólida”.

Padre Francisco Agamenilton, nosso administrador diocesano, divulgou comunicado a respeito da celebração deste Domingo da Palavra de Deus. Para este dia, ele dá algumas sugestões criativas que podem animar as celebrações. “Sugiro-lhes o devido destaque do Lecionário ou Evangeliário na procissão de entrada da Missa e sua deposição sobre o altar (Evangeliário) ou ambão (Lecionário). Também enfatizar a beleza e importância do ministério da Palavra, bem como os seus ministros. Por fim, divulgar a lectio divina como um modo de se alimentar e saborear a Palavra de Deus”.

No comunicado, padre Agamenilton também faz comentários sobre como será vivido o Domingo da Palavra de Deus em Roma. “Papa Francisco presidirá a Missa e ao final entregará a Bíblia a pessoas de várias categorias desde um bispo até o encarcerado. Em uma praça romana, à tarde, será lido o evangelho de Mateus alternado por personalidades famosas. Durante a leitura haverá cantos e orações e distribuição do evangelho de Mateus aos presentes na praça”, informou.