No sábado (24) Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo, do Clero Diocesano de Uruaçu, foi empossado 5º bispo diocesano de Ipameri (GO). O novo bispo foi empossado por Dom Washington Cruz, metropolita da Província Eclesiástica de Goiânia, da qual a Igreja de Ipameri faz parte. A cerimônia foi celebrada na Catedral Divino Espírito Santo, na cidade de Ipameri.

Diversos bispos participaram: o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Dom Joel Portella; o bispo emérito de Uruaçu (GO) Dom José Silva Chaves; o bispo de Lages (SC) que foi bispo de Ipameri por 18 anos, Dom Guilherme Antônio Werlang; o bispo de Formosa (GO) Dom Adair José Guimarães; o bispo de Itumbiara (GO) Dom Fernando Brochini; e o bispo de Uberlândia (MG) Dom Paulo Francisco Machado. A cerimônia contou ainda com a presença de dezenas de padres da Diocese de Ipameri e dioceses vizinhas, além de religiosos e o povo de Deus vindos de diversas paróquias das dioceses de Ipameri e Uruaçu. Também estavam presentes o administrador diocesano de Ipameri, Pe. Orcalino Lopes da Silva; e o administrador diocesano de Uruaçu, Pe. Francisco Agamenilton Damascena.

Rito de Posse

No Rito de Posse, o metropolita, Dom Washington Cruz, pediu que fossem apresentadas e lidas as letras apostólicas. Pe. Joel Gomes Martins de Souza, coordenador da Pastoral Presbiteral da Diocese de Ipameri. O texto trata-se e uma saudação e bênção apostólica do papa Francisco para que o novo bispo cuide da porção do povo de Deus a ele confiado.
A celebração continuou logo após a leitura da bula papal com a entrega do báculo, símbolo do Bom Pastor que guarda e acompanha com solicitude o rebanho que lhe foi confiado pelo Espírito Santo. Neste momento Dom Washington o abraçou, o acolheu em nome de toda a Igreja e cedeu a Cátedra (cadeira episcopal) a Dom José Francisco que foi definitivamente empossado. Bastante aplaudido, o novo bispo de Ipameri sentou na Cátedra e a Santa Missa passou a ser presidida por ele.

Homilia

O novo pastor da Diocese de Ipameri disse, em sua homilia, que quer ser bispo de todos: do Clero Diocesano, dos Religiosos, e de todos os conselhos constituídos. Dos movimentos e pastorais e dos organismos. “Confesso que nunca gostei de receber rótulos em meu tempo de presbítero, nem mesmo em meu tempo de formação. Assim já disse aos meus colegas padres da nossa Diocese de Ipameri quando estive aqui a primeira vez: ‘estarei aberto ao diálogo respeitoso e maduro’, vigiarei para que eu não seja manipulado por pessoas ou grupos, lado A ou B, nem por questões religiosas, muito menos política. Quero respeitar e honrar a memória belíssima da história da Diocese de Ipameri presente neste chão e na vida do povo desde que foi criada em 1956. Nestes 63 anos de criada Deus tem feito maravilhas na vida do seu povo amado que está aqui nesta diocese através dos seus pastores sabendo que Jesus, O Bom Pastor, é quem nos conduz de maneira segura sem medo de nele termos vida em abundância para dar continuidade à sua missão”.

A reportagem completa pode ser lida no site da Diocese de Ipameri. CLIQUE AQUI

VEJA MAIS FOTOS