Hoje celebramos o Imaculado Coração de Maria, Padroeiro da Diocese de Uruaçu

0
774

Junho é o mês dedicado ao Coração de Maria. Um dia após a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é que a Igreja toda celebra o Imaculado Coração de Maria. Para a Diocese de Uruaçu o dia 29 de junho é muito especial, pois celebrar a festa do Imaculado Coração de Maria é festejar o Padroeiro da diocese.

A devoção consiste na veneração ao seu coração carnal, unido à pessoa dela, como símbolo do amor, especialmente o seu amor para com o Divino Filho, suas virtudes e sua vida interior. Esta devoção foi incentivada por S. João Eudes, no século XVII. O Papa Pio VII concedeu a permissão para a festa no ano de 1805. Motivado pelas aparições de Fátima, o Papa Pio XII, em 31 de outubro de 1942 consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria e em 4 de maio de 1944 determinou que a sua festa fosse celebrada em todas as Igrejas do Ocidente no oitavo dia da Assunção.

Honrar o Coração de Maria é venerar o Coração que foi preparado por Deus para ser uma digna morada do Espírito Santo, que formaria a seu tempo o Redentor no ventre imaculado da Virgem Maria.

Esta devoção ao Coração de Maria é uma consideração à própria Mãe de Jesus. É também veneração dos santos sentimentos e afetos, a ardente caridade de Maria para com Deus, para com seu Filho e para com todos os homens, que lhe foram confiados solenemente por Jesus agonizante.

Damos graças a Deus por tantos benefícios derramados durante esses longos e frutuosos anos, sobre a nossa Diocese, por intermédio do Imaculado Coração de Maria, nosso Padroeiro.

Oração ao Imaculado Coração de Maria

Oh Imaculado Coração de Maria, nosso padroeiro diocesano!
A Vós nos dirigimos implorando Vossas Bênçãos para nossa amada Diocese de Uruaçu.
Vós que soubestes fazer silêncio diante da manifestação do mistério divino, guardando tudo em Vosso coração, ajudai-nos a guardar, em nós, o que por misericórdia divina nos é manifestado por meio da evangelização.

Tornai-nos discípulos missionários de Vosso Filho, ponde em nossos corações sentimentos bons, ajudando-nos a amar a Jesus do jeito que Vós O amastes. Que a beleza da mensagem do Vosso Filho nos entusiasme a sermos fiéis no seguimento a Jesus, sem nunca abandoná-Lo.

Abençoai nossa Igreja Particular, as pessoas que estão a serviço da evangelização e a todos que vivem no território de nossa diocese.

Suscitai em nossa Igreja, santas vocações ao ministério ordenado, à vida religiosa, consagrada e laical. Fazei que as famílias, sendo reflexos do Vosso amor, se tornem celeiros de vocações.

Fazei que a fé e o amor demonstrados por Vós, aos pés da cruz, seja o sustento aos enfermos, aos idosos e a todos que estão mergulhados em algum sofrimento.
Com o mesmo amor que cuidastes de Jesus, cuidai de nós e fazei que o nosso coração seja puro, pois a cada dia queremos melhorar a nossa qualidade de vida e ultrapassar os limites do mistério humano,

Oh Coração Imaculado, abençoai-nos com Vossa Graça. Amém.