Home Notícias Destaque Milhares de devotos celebram Dia de Nossa Senhora d’Abadia na 271ª Romaria de Muquém

Milhares de devotos celebram Dia de Nossa Senhora d’Abadia na 271ª Romaria de Muquém

0
Milhares de devotos celebram Dia de Nossa Senhora d’Abadia na 271ª Romaria de Muquém

Fiéis lotaram o Santuário de Muquém em celebrações realizadas neste dia 15 de agosto

Milhares de devotos e romeiros estiveram no Santuário Diocesano Nossa Senhora d’Abadia de Muquém, neste dia 15 de agosto, para as celebrações em honra à Padroeira de Goiás na 271ª Romaria a Nossa Senhora d’Abadia de Muquém.

A Procissão da Cruz, às 6h, abriu a programação do grande dia. A tradicional caminhada foi seguida da Santa Missa, às 7h, presidida pelo reitor do Seminário Diocesano São José, de Uruaçu/GO, Pe. Thiago Alvarino dos Santos. Os fiéis lotaram o Santuário e formaram uma grande fila para visitar a Imagem de Nossa Senhora d’Abadia, fazendo suas preces e manifestando seus agradecimentos aos pés da Padroeira.

Principal celebração do dia, a Missa Solene da Padroeira de Goiás, às 9h, voltou a reunir milhares de fiéis, além de autoridades políticas, como o governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado. A Solenidade foi presidida pelo administrador da Diocese de Uruaçu/GO, Pe. Francisco Agamenilton Damascena, e concelebrada pelo reitor do Santuário, Pe. Aldemir Franzin, e por demais sacerdotes diocesanos.

Ao início de sua homilia, Pe. Agamenilton recordou a Assunção de Maria, celebrada pela Igreja nesta data. “Celebramos a glória de Maria, a solenidade de (…) sua subida ao céu de corpo e alma. (…) Festejamos a fidelidade de Deus, que cumpriu o que prometeu: vida eterna (…). Essa vida existe, essa vida é real e é para todos nós”, afirmou.

O sacerdote também refletiu sobre o tema da Romaria 2019. “Com Maria, batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo. (…) Levemos Jesus Cristo a outras pessoas. E lembremos de Nossa Senhora d’Abadia, que foi ter com Isabel, sua prima (…). Maria nada disse de si mesma, limitou-se a levar o Filho e a louvar a Deus. (…) Romeiros de Nossa Senhora d’Abadia de Muquém, vamos evangelizar, depressa, ao encontro das ‘Isabel’ de hoje”, exortou.

Às autoridades políticas, fez um apelo: “Cumpram suas promessas eleitorais. (…) Não esperamos que salvem o Brasil, o mundo. Deus é só um. Convido-lhes a serem fiéis! Vocês, apoiados na fidelidade divina, apoiados em Nossa Senhora d’Abadia, são capazes de gerar paz e prosperidade para este Goiás e todo Brasil. (…) E, assim, pelo empenho, honestidade e sacrifício de todos – governantes e povo, sejam consolidadas a concórdia e a justiça”.

Na conclusão de sua reflexão, o administrador diocesano abriu espaço para que o governador estadual falasse aos presentes. “É sempre uma alegria estar aqui aos pés de Nossa Senhora, agradecê-la e pedir com muita humildade à Mãe, para eu governar com dignidade. (…) É com fé e determinação, sob o manto de Nossa Senhora d’Abadia, que quero continuar a governar”, declarou Ronaldo Caiado.

Já no período da tarde, às 17h30, os fiéis participaram da Majestosa Procissão da Padroeira de Goiás. Sobre o andor belamente ornamento com rosas, a Imagem de Nossa Senhora d’Abadia foi aclamada pelos devotos durante todo o percurso do entorno do Santuário.

Em seguida, os devotos vivenciaram um grande momento de fé e devoção na Missa Solene com Coroação de Nossa Senhora d’Abadia, presidida pelo bispo da Diocese de Ipameri/GO, dom José Francisco Rodrigues, às 19h.

Vestidas de anjo, as crianças da catequese realizaram a Coroação de Nossa Senhora d’Abadia, um momento especial em que devotos e romeiros ofereceram seu amor à Mãe d’Abadia. A homenagem encerrou as comemorações da festa da Padroeira de Goiás.

VEJA MAIS FOTOS

Créditos: am15.com.br

X