Home Notícias Destaque Milhares de devotos celebram Dia de Nossa Senhora d’Abadia na 271ª Romaria de Muquém

0

Fiéis lotaram o Santuário de Muquém em celebrações realizadas neste dia 15 de agosto

Milhares de devotos e romeiros estiveram no Santuário Diocesano Nossa Senhora d’Abadia de Muquém, neste dia 15 de agosto, para as celebrações em honra à Padroeira de Goiás na 271ª Romaria a Nossa Senhora d’Abadia de Muquém.

A Procissão da Cruz, às 6h, abriu a programação do grande dia. A tradicional caminhada foi seguida da Santa Missa, às 7h, presidida pelo reitor do Seminário Diocesano São José, de Uruaçu/GO, Pe. Thiago Alvarino dos Santos. Os fiéis lotaram o Santuário e formaram uma grande fila para visitar a Imagem de Nossa Senhora d’Abadia, fazendo suas preces e manifestando seus agradecimentos aos pés da Padroeira.

Principal celebração do dia, a Missa Solene da Padroeira de Goiás, às 9h, voltou a reunir milhares de fiéis, além de autoridades políticas, como o governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado. A Solenidade foi presidida pelo administrador da Diocese de Uruaçu/GO, Pe. Francisco Agamenilton Damascena, e concelebrada pelo reitor do Santuário, Pe. Aldemir Franzin, e por demais sacerdotes diocesanos.

Ao início de sua homilia, Pe. Agamenilton recordou a Assunção de Maria, celebrada pela Igreja nesta data. “Celebramos a glória de Maria, a solenidade de (…) sua subida ao céu de corpo e alma. (…) Festejamos a fidelidade de Deus, que cumpriu o que prometeu: vida eterna (…). Essa vida existe, essa vida é real e é para todos nós”, afirmou.

O sacerdote também refletiu sobre o tema da Romaria 2019. “Com Maria, batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo. (…) Levemos Jesus Cristo a outras pessoas. E lembremos de Nossa Senhora d’Abadia, que foi ter com Isabel, sua prima (…). Maria nada disse de si mesma, limitou-se a levar o Filho e a louvar a Deus. (…) Romeiros de Nossa Senhora d’Abadia de Muquém, vamos evangelizar, depressa, ao encontro das ‘Isabel’ de hoje”, exortou.

Às autoridades políticas, fez um apelo: “Cumpram suas promessas eleitorais. (…) Não esperamos que salvem o Brasil, o mundo. Deus é só um. Convido-lhes a serem fiéis! Vocês, apoiados na fidelidade divina, apoiados em Nossa Senhora d’Abadia, são capazes de gerar paz e prosperidade para este Goiás e todo Brasil. (…) E, assim, pelo empenho, honestidade e sacrifício de todos – governantes e povo, sejam consolidadas a concórdia e a justiça”.

Na conclusão de sua reflexão, o administrador diocesano abriu espaço para que o governador estadual falasse aos presentes. “É sempre uma alegria estar aqui aos pés de Nossa Senhora, agradecê-la e pedir com muita humildade à Mãe, para eu governar com dignidade. (…) É com fé e determinação, sob o manto de Nossa Senhora d’Abadia, que quero continuar a governar”, declarou Ronaldo Caiado.

Já no período da tarde, às 17h30, os fiéis participaram da Majestosa Procissão da Padroeira de Goiás. Sobre o andor belamente ornamento com rosas, a Imagem de Nossa Senhora d’Abadia foi aclamada pelos devotos durante todo o percurso do entorno do Santuário.

Em seguida, os devotos vivenciaram um grande momento de fé e devoção na Missa Solene com Coroação de Nossa Senhora d’Abadia, presidida pelo bispo da Diocese de Ipameri/GO, dom José Francisco Rodrigues, às 19h.

Vestidas de anjo, as crianças da catequese realizaram a Coroação de Nossa Senhora d’Abadia, um momento especial em que devotos e romeiros ofereceram seu amor à Mãe d’Abadia. A homenagem encerrou as comemorações da festa da Padroeira de Goiás.

VEJA MAIS FOTOS

Créditos: am15.com.br