Mons. Giovani Carlos Caldas Barroca é eleito quarto bispo diocesano de Uruaçu

O Santo Padre, o papa Francisco, nomeou nesta quarta-feira, 17 de junho, o padre Giovani Carlos Caldas Barroca, do Clero da Arquidiocese de Brasília, novo bispo diocesano de Uruaçu (GO), sede vacante desde o dia 16 de fevereiro de 2019, portanto, há um ano e quatro meses, quando Dom Messias dos Reis Silveira, terceiro bispo diocesano de Uruaçu tomou posse na Diocese de Teófilo Otoni (MG).

Novo bispo
Padre Giovani Carlos Caldas Barroca nasceu em 14 de fevereiro de 1969, em Brasília (DF). Estudou filosofia e teologia no seminário Nossa Senhora de Fátima, de 1987 a 1994. Foi ordenado presbítero na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida – DF, Arquidiocese de Brasília, em 03 de dezembro de 1994.

Ele tem Bacharelado em Teologia pelo Centro Universitário Claretiano, Pós-graduação em Sagrada Escritura pelo Centro Universitário Claretiano. Tem conhecimento da língua alemã, italiana e espanhola. Atualmente estava como pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo, no Recanto das Emas (DF), Arquidiocese de Brasília, desde 08 de fevereiro de 1995.

Monsenhor Giovani é ainda fundador da Comunidade Católica Vida Nova, e vigário Episcopal do Vicariato Leste, na Arquidiocese de Brasília, desde 18 de junho de 2016. Estava também, atualmente, como professor de Lógica e filosofia no Seminário Maior de Brasília, no Seminário Redemptoris Mater, na Faculdade de Teologia de Brasília (Fateo) e de Sagrada Escritura no Seminário Maior de Brasília.