Nova Comissão da Pastoral Presbiteral Diocesana é apresentada

1955

Padre José Adeenes Ribeiro é o novo coordenador da Pastoral Presbiteral na Diocese de Uruaçu. Junto com ele, formam a nova comissão, os padres Cornélio, Carlos Magno, Gilson Santana, Valdevi e Dioclésio. O Administrador Diocesano, padre Francisco Agamenilton escolheu mais três padres para compor a comissão: Cleber, Inocêncio e Rener. A reunião de apresentação da nova comissão aconteceu no dia 6 de novembro. Foi coordenador da Pastoral Presbiteral nos últimos quatro anos, o padre André Luís do Vale, que foi eleito coordenador da Comissão Regional de Presbíteros do Regional Centro-Oeste da CNBB (estado de Goiás e Distrito Federal) durante o 38º Encontro Regional de Presbíteros, que aconteceu de 26 a 29 de agosto, em Rubiataba (GO).

De acordo com o novo coordenador, padre José Adeenes, a Pastoral Presbiteral é uma ação conjunta de toda a Igreja a partir do bispo diocesano em favor dos presbíteros. “Considerando o presbítero como principal animador da comunidade, ele precisa também de cuidados, ele é merecedor desse olhar especial por parte da Igreja de forma que ele tenha a possibilidade de receber o amparo para viver bem sua vocação e missão, e assim trabalhar em prol da comunidade”, explicou.

Padre Adeenes também enfatizou que a Pastoral Presbiteral procura agir sempre voltada para o bem dos presbíteros em comunhão com o bispo diocesano e com todo o presbitério. Na Diocese de Uruaçu, de modo particular, ele salientou que a pastoral já se estabeleceu há alguns anos e vem produzindo bons frutos. “Nesta nova coordenação juntamente com toda a comissão, temos a intensão de fortalecer nossos vínculos, incentivar para que todo presbítero tenha a vida pautada na espiritualidade de comunhão, partilha, de presença amiga, fraterna, solidária, cuidando de todos, desde os presbíteros mais novos que chegam ao presbitério após o tempo de formação no seminário e estão inseridos nessa comunidade presbiteral até nossos presbíteros idosos, em idade avançada e enfermos”.

Iniciativas
Por fim, o novo coordenador disse que as ações em prol dos sacerdotes continuarão a ser promovidas. “Nós continuaremos promovendo como sempre fazemos na diocese, as reuniões mensais, dias de oração, retiros, atualização do clero, passeios, momentos de convivência e fraternidade que nos dão a oportunidade de viver o máximo da nossa identidade presbiteral”.

A comunidade que tem o presbítero que luta pela santidade também se santifica

Rezemos pelos nossos padres
À Igreja Diocesana de Uruaçu, padre Adeenes pede orações por todos os padres. “Quero aproveitar a oportunidade e retomar a consagração ao Imaculado Coração de Maria para que interceda pelos presbíteros dessa diocese e pelo bispo que for enviado. É necessário também a comunhão com toda a Igreja e quero pedir a vocês da nossa diocese e onde chegar essa nossa fala, reze pelos presbíteros, pelos nossos padres, pela perseverança, pela fidelidade, pela saúde, pela santificação do presbitério certos de que a comunidade que tem o presbítero que luta pela santidade também se santifica. Que nós possamos todos unidos como Igreja, povo de Deus, dar o contributo na medida certa para que tenhamos a oportunidade de encontrar o Cristo que nos é oferecido por meio do ministério sacerdotal. Sabemos ainda pautados na palavra de Deus que cada presbítero carrega um tesouro em vaso de argila. Somos frágeis e na nossa fragilidade queremos contribuir para que Jesus seja cada vez mais conhecido, amado e glorificado. Amém”.