“Nosso objetivo é criar para as nossas crianças, na Diocese de Uruaçu, uma rede de proteção contra o abuso sexual”. A afirmação é do bispo diocesano, Dom Giovani Carlos, durante a aplicação do Projeto de Prevenção ao Abuso Sexual Infantil “Chá de Bonecas e Encontro de Heróis”, que aconteceu nos dias 27 e 28 de novembro, no Centro Catequético da Paróquia Sant’Ana, em Uruaçu.
O evento teve a assessoria de Neide Lunas e de Gislaine Dias, que ensinaram os participantes, membros da Catequese Diocesana, bem como as crianças a se protegerem e a promoverem um ambiente de proteção e segurança contra esse mal. A ideia do nosso bispo é que uma vez ao ano cada paróquia da diocese aplique o projeto. “Conversando com o assessor espiritual para a catequese, padre Paulo Júnior e a coordenadora Aldenice, nós vimos que realmente é viável e necessário aplicar esse projeto na catequese. É uma etapa, uma forma também de dar uma formação para as crianças. Queremos uma vez ao ano que cada paróquia aplique o chá de bonecas na sua catequese. É uma forma de espalhar a iniciativa”, afirmou.
Dom Giovani conheceu o projeto quando ainda era pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo, no Distrito Federal, conforme explicou em entrevista à agente da Pascom da Paróquia Sant’Ana, de Uruaçu, Stephani Reis. “Fui a um retiro em Curitiba (PR) e no aeroporto encontrei a Neide. Ela me falou do projeto, me enviou por e-mail para eu ler e dar um parecer e, a partir de então, eu gostei e comecei a aplicar na paróquia onde eu estava. Foi dessa forma que conheci e percebi a eficiência do projeto porque ele dá para as crianças uma ferramenta para elas se defenderem”. Para o bispo, o projeto é muito importante porque funciona como uma arma de defesa para as crianças. “Durante o abuso sexual e depois dele, a criança tende a se retrair, a se culpar e esse projeto ajuda ela a se manifestar, a dizer não, a reagir”.
Comissão Diocesana
O padre Paulo Júnior, diretor espiritual da catequese diocesana, explicou que a princípio o projeto irá ser desenvolvido pela dimensão catequética, mas ele ressaltou que poderá também abranger outras áreas que envolvem as crianças. “O projeto poderá se expandir para os cursos de coroinhas, as escolas, sobretudo as confessionais. A nossa ideia é trazer esse curso de capacitação para um grupo mais restrito da nossa diocese. Algumas pessoas foram escolhidas, bem pensadas e rezadas nos seus nomes para podermos montar uma comissão diocesana. Por isso que eles fizeram um curso de capacitação do Projeto Prevenção ao Abuso Sexual Infantil Chá de Bonecas e Encontro de Heróis ministrado pela Neide Lunas e pela Gislaine Dias. A comissão deve agora começar a percorrer as paróquias da nossa diocese ministrando esses cursos do Chá de Bonecas para as meninas e do Encontro de Heróis para os meninos. A comissão deve começar a se reunir neste final de ano para montar o material necessário desses cursos dividindo as funções e, a partir do ano que vem, nós vamos dar início à divulgação para as paróquias e aquelas que se interessarem por primeiro nós vamos direcionar essas equipes para lá”, afirmou o padre.
Material
Neide Lunas tem um livro chamado Manual do Projeto – Chá de Bonecas e Encontro de Heróis. O material é norteador da formação que leva o mesmo nome. De acordo com ela, o conteúdo do livro pode ajudar as pessoas a desenvolverem o projeto. “É possível que, com o livro, uma pessoa consiga aplicar o projeto e nós já temos acompanhado alguns que, a partir do livro, conseguiram fazer um evento ou outro, mas quanto mais conhecimento, mais firmeza essa pessoa terá e depende muito de qual é a experiência que ela tem no trato com crianças. Por exemplo, se já é um contador de histórias, se já é um educador infantil, se é um catequista atuante, qual a experiência que essa pessoa já tem no trato com criança e depois o conhecimento pelo menos básico de prevenção. Quando alguém adquire o livro ela pode nos encontrar nas redes sociais e nós damos o suporte, e o auxílio também. Podem nos encontrar pelo Instagram @neidelunas.chadebonecas também no youtube pelo endereço chadebonecasneideluna. No Facebook há o perfil Neidelunas e a página oficial que é Chá de bonecas e Encontro de Heróis.
Cobertura completa: Agentes da Pascom da Paróquia Sant’Ana – Uruaçu: Stephani Reis Couto e Sebastiana David Xavier. Redação: Raimunda Araújo – Estagiária, estudante de Jornalismo da PUC Goiás. Supervisão: Jornalista Fúlvio Costa.
Veja mais fotos