Solenidade de Corpus Christi nas paróquias da Diocese de Uruaçu

Na cidade de Uruaçu, a Santa Missa será às 8h, na matriz da Paróquia São Sebastião, com procissão logo após até a matriz da Paróquia Sant’Ana – Catedral

“A Igreja vive da Eucaristia. Esta verdade não exprime apenas uma experiência diária de fé, mas contém em síntese o próprio núcleo do mistério da Igreja”. É assim que São João Paulo II escreve sobre a importância da Eucaristia, em sua Carta Encíclica Ecclesia de Eucharistia – sobre a Eucaristia e sua relação com a Igreja.

A Eucaristia é fundamento da nossa fé é o ápice do que vivemos como cristãos e celebramos diariamente, atualizando o mistério da salvação deixado por Nosso Senhor Jesus Cristo. Diante disso, a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi) que vamos celebrar nesta quinta-feira (20) é uma das diversas maneiras que a Igreja experimenta a realização da promessa: “Eu estarei sempre convosco, até o fim do mundo” (Mt 28, 20).

Dia de preceito, Corpus Christi exprime a unidade da Igreja. Primeiro logo cedo da manhã ou até mesmo no dia anterior com a confecção dos tapetes pelos quais o Santíssimo Sacramento passa. Na Carta Apostólica Mane Nobiscum Domine – Para o Ano da Eucaristia, São João Paulo II também expressa essa unidade. “Essa especial intimidade que se realiza na comunhão eucarística não pode ser adequadamente compreendida nem plenamente vivida fora da comunhão eclesial”.

Além de ser o único dia do ano em que a Igreja manifesta publicamente pelas ruas das cidades sua fé no Cristo presente em corpo e sangue na Sagrada Eucaristia, Corpus Christi é também a oportunidade de cada cristão se aprofundar nele e dele viver mais intensamente. Como centro da Igreja, o mistério eucarístico é também a fonte para o povo de Deus caminhar junto sob os mais diversos aspectos pastorais e crescer continuamente.

Procure sua paróquia ou comunidade e participe da Solenidade de Corpus Christi.