Eleições 2018 são tema da 43ª “Conversa de Justiça e Paz” em Brasília

A Comissão Justiça e Paz de Brasília realizará na próxima segunda-feira, 2, na Cúria Metropolitana, junto à Catedral da Arquidiocese de Brasília, a 43ª “Conversa de Justiça e Paz”, com o tema: “Eleições 2018: sinal de esperança para a democracia brasileira”.

A fim de desenvolver a reflexão e fomentar o debate com a sociedade, o evento terá como convidado o professor Claudio Lemos Fonteles, ex-Procurador-Geral da República e professor da Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília.

O tema terá muitas indagações quanto ao envolvimento dos cristãos na política, a representatividade, o ódio e a intolerância nas redes sociais, o diálogo fraterno, o livre debate de ideias, a necessidade de restauração do respeito ao pluralismo e à convivência pacífica, e a estabilidade institucional.

Diante de um quadro social preocupante, o evento discutirá a nova oportunidade constitucional de renovação do compromisso democrático por meio das eleições gerais de 2018. Segundo a organização, as discussões serão uma oportunidade de preparação e de reflexão sobre o dever do cristão na política.

“A política está muito suja, mas eu me pergunto: está suja por quê? Porque os cristãos não se envolveram nela com espírito evangélico? É uma pergunta que eu faço. É fácil dizer que a culpa é dos outros… Mas eu, o que eu faço? Isto é um dever! Trabalhar pelo bem comum é um dever do cristão”. A frase de autoria do Papa Francisco em 2015, será um viés trabalhado no encontro.

Currículo do palestrante

O palestrante, professor Fonteles, ingressou no Ministério Público Federal em 1973. Exerceu o cargo de Procurador-Geral da República de 2003 a 2005. É graduado em Direito pela Universidade de Brasília (1969), onde também concluiu o Mestrado em Direito (1983). Exerceu o magistério por quase 40 anos, tendo lecionado as disciplinas Direito Penal e Processual Penal (1971-2002), na UnB, UniCeub e Escola Superior de Magistratura – seção Distrito Federal e Fundação Escola Superior do Ministério Público do DF e Territórios. No Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e no Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), foi professor titular de Direito Processual Penal. Claudio Fonteles é membro leigo da Ordem de São Francisco.

Por Canção Nova, com Arquidiocese de Brasília