Encontro nacional de canonistas e servidores dos tribunais eclesiásticos

A Sociedade Brasileira de Canonistas (SBC) promove o XXXII Encontro da Sociedade Brasileira de Canonistas e o XXXV Encontro dos Servidores dos Tribunais Eclesiásticos do Brasil, de 10 a 15 de Julho, em Natal (RN). Este ano a temática escolhida é “O processo penal e administrativo canônico: um serviço à misericórdia, à justiça e à verdade – como uma Mãe amorosa”.

Segundo o secretário-geral da SBC, dom Hugo da Silva Cavalcante, o objetivo do encontro é cumprir a formação permanente dos agentes da justiça na Igreja. Ele explica que a proposta é capacitar os membros dos tribunais para atuar no campo processual, uma vez que de acordo com ele, tem sido grande a demanda dos bispos neste campo.

Questionado sobre a escolha da temática, dom Hugo afirma que em cada assembleia realizada pela entidade temas são propostos e o mais bem votado é na maioria das vezes atendido, como é o caso deste ano. Ainda de acordo com ele, no encontro será abordada a dinâmica do processo na Igreja com o estudo de causas concretas e os seus resultados. “Também iremos aprofundar o Motu Proprio que indica a punição dos bispos que não atuarem com justiça e algumas situações que surjam nas dioceses”, completa.

A programação do evento prevê conferências, espaços de partilha, momentos de oração e visitas culturais. Participarão convidados como o auditor no Tribunal Apostólico da Rota Romana, monsenhor Piero Amenta; frei David-Maria Jaeger, auditor no mesmo Tribunal e o bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo, dom Sérgio de Deus Borges.

“Pessoalmente abordarei o Motu Proprio “Como uma mãe amorosa”, que tem por finalidade fortalecer a responsabilidade do bispo diocesano, em proteger aqueles que são os mais frágeis entre as pessoas que lhes estão confiadas”, explica dom Sérgio.

Na ocasião, também será realizada a Assembleia Geral da Sociedade Brasileira de Canonistas, que procederá à eleição de novos dirigentes para os próximos anos. As inscrições para participar do encontro deverão ser feitas no site da SBC. Para outras informações acesse: http://www.infosbc.org.br/site/.

Por CNBB