Formados 28 novos multiplicadores da Pastoral da Sobriedade no Regional Centro-Oeste

Segundo o coordenador regional da Pastoral da Sobriedade, Nilson Almeida, com o Encontro de multiplicadores da Pastoral da Sobriedade, realizado no fim de semana, dias 24 e 25, a pastoral agora conta com 46 multiplicadores no Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal).

Os agentes, conforme explicou, são responsáveis por formar novos membros em todas as dioceses. “Se tiver hoje um multiplicador em Itumbiara, por exemplo, nós teremos naquela Igreja particular uma equipe de seis multiplicadores. Equipe suficiente para fazer a multiplicação de agentes. No regional tínhamos até então 18. Agora nós temos 46 multiplicadores. Estamos bem estruturados para a formação de agentes. É só uma questão de tempo para contemplarmos as dioceses que ainda não tem”, afirmou.

A formação aconteceu na Casa de Retiros das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, em Goiânia. O evento, que teve assessoria do assessor Nacional de formação da Pastoral, Fernando Barbosa, reuniu 35 pessoas de seis dioceses do regional. “O Fernando nos orientou exatamente sobre como deve se dar a condução de um grupo de autoajuda, o que é característica de um agente da pastoral e ele fez isso na prática, ou seja, falando da atuação no dia, nos âmbitos físico e espiritual. O que podemos fazer como multiplicadores e nos nortear também na uniformização de trabalho nos grupos de autoajuda”, disse Nilson.

Entrevistado, Fernando Barbosa, que é psicólogo clínico e assessor de formação da Pastoral da Sobriedade, comentou que o objetivo da formação é capacitar os agentes para que eles capacitem outros agentes, trabalho que não é fácil. “É um desafio, mas é preciso ser feito para que a pastoral consiga chegar nos lugares em que mais é necessária”. Ele elogiou também a atuação da pastoral no Regional Centro-Oeste. “Aqui no coração do Brasil eu vejo uma pastoral crescendo com consistência porque ela está junto aos excluídos, chega próxima e está levando adiante sua missão que é transformar essas pessoas em preferidas de Deus”.

Vânia Cristina, secretária da pastoral e agente na Diocese de Uruaçu, parabenizou o encontro de formação e relatou que a iniciativa é muito importante para sua atuação nas bases. “É uma experiência muito positiva poder participar desse encontro, uma vez que tudo que aprendi aqui será colocado em prática na diocese em que atuo. Lá as drogas têm avançado e não tem sido fácil realizar o trabalho, mas temos conseguido trazer jovens para o grupo de autoajuda”, relatou. Participaram do Encontro de Multiplicadores, quatro agentes da Diocese de Uruaçu.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Regional Centro-Oeste da CNBB