Estamos no período das eleições Municipais em todo nosso Brasil. Sabemos o quanto este momento é importante para a sociedade. Temos também a consciência do tanto que nossa política está cada vez mais a mercê de sistemas corruptos que podem denegrir não somente a pessoa, mas a sociedade como um todo.
Diante deste cenário os cristãos católicos, de maneira especial, são chamados a dar a razão de sua esperança (1Pd 3,15), não deixando de acreditar que podem, por meio de uma política participativa, equitativa, subsidiária que busca e vive o bem comum, fazer da sociedade um lugar que propicie o desenvolvimento integral da pessoa humana.
Escutando a voz do Papa Francisco que diz: “Envolver-se na política é obrigação para um cristão”, a Diocese de Uruaçu preparou um folder com orientações sobre O Cristão e a Política, os 10 mandamentos a serem observados para escolher bem um candidato, as funções que o prefeito e vereadores possuem como dever de governo pelo cargo que exercem. Estas informações irão ajudar o cristão e todas as pessoas de boa vontade a terem uma visão mais crítica e uma participação mais envolvente que propicie uma política mais coerente aos princípios e valores do Evangelho.
Este folder pode ser encontrado nas Paróquias, devendo ser dado aos candidatos e estudado, divulgado por todos os cristãos e pessoas de boa vontade.
Sejamos cada vez mais participativos na vida pública e nas questões políticas. Que este material possa ajudar a cada um em sua comunidade a se organizar para fazer das eleições municipais uma oportunidade de fortalecimento da democracia que deve ser cada vez mais participada por todos os que se comprometem com o bem comum.
Chancelaria Diocese de Uruaçu