A Quaresma compreende os quarenta dias que Jesus Cristo passou no deserto em penitência, até a sua paixão e ressurreição, começa com a Celebração de Quarta-Feira de Cinzas.
Durante todo o tempo de Quaresma, a Igreja Católica propõe três linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade, que nós cristãos devemos seguir não somente nesse tempo em especial, mas em todos os dias de nossas vidas. Com a celebração do Domingo de Ramos deu- se início à Semana Santa e lembramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado pelos judeus.
A Igreja recorda os louvores da multidão cobrindo os caminhos para a passagem de Jesus, com ramos e matos proclamando: “Hosana ao Filho de David. Bendito o que vem em nome do Senhor”. (Lc 19, 38 – MT 21, 9). Com esse gesto, portando ramos durante a procissão, os cristãos da Comunidade Católica de Formoso manifestaram sua fé em Jesus como Rei e Senhor, por meio da procissão no dia 20 de março às 19h com saída da Feira Coberta até a Igreja Matriz, em cantos e oração, onde foi celebrada a “ Missa de Ramos.”
Dando continuidade à celebração da Semana Santa, no dia 21 de às 19h 30, os homens se reuniram na Igreja Matriz para a Oração do Santo Terço. E no dia 22 de março, no mesmo horário, as mulheres se reuniram também para a Oração do Santo Terço, momento de valorização e confirmação de fé. No dia 23 de março às 19h, os Passos da Paixão foram vividos na Procissão do Encontro de Jesus com sua Santíssima Mãe no caminho do Calvário, representando a humanidade com seu Deus. As mulheres saíram da Feira Coberta com uma jovem representando Maria, homens saíram da Rodoviária, com um jovem representando Jesus. O encontro se deu na porta da Igreja Matriz, em seguida a Santa Missa.
Em memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, no dia 24 de março às 19h 30 na Matriz foi celebrada a Santa Missa. Durante a missa ocorreu a cerimônia do Lava-Pés, que lembra o gesto de Jesus na Última Ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos, e no final da Missa, os fieis permaneceram em “Adoração ao Santíssimo” durante toda à noite.Na sexta-feira Santa, dia 25 de março, celebrou a paixão e morte de Jesus Cristo. O silêncio, o jejum e a oração marcaram este dia que, ao contrário do que muitos pensam, não deve ser vivido em clima de luto, mas de profundo respeito diante da morte do Senhor que, morrendo, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna.
Às 15 horas, horário em que Jesus foi morto, foi celebrada a principal cerimônia do dia: a Paixão do Senhor. Ela consta de três partes: liturgia da Palavra, adoração da cruz e comunhão eucarística. Às 19h, a “Juventude” apresentou belíssima encenação da morte e ressurreição de Jesus. Os fiéis acompanharam em silêncio e oração, saindo da Capela Nossa Senhora Aparecida, no Setor Aeroporto, percorrendo a Avenida Ministro Alfredo Nasser passando pelas estações, com destino à Praça da Matriz onde encenaram a crucificação e ressurreição de Jesus.
E no dia 26 de março, Sábado Santo, às 19h aconteceu a bênção do fogo novo e do Círio Pascal, na Praça da Matriz, a proclamação da Páscoa. Em seguida a celebração da Eucaristia, momento em que foi colocado o forro do altar e flores para celebrar a ‘Ressurreição de Jesus.
A Comunidade Católica de Formoso, viveu todos estes momentos de oração, conversão e espiritualidade.
Maria Fernandes agente da Pascom
Paróquia São João Maria Vianney – Formoso